sexta-feira, 27 de maio de 2022

G10 Editora

Do Metaverso ao live commerce – pontos de atenção para gestores de comunicação e marketing em 2022

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Segundo a Forbes, em 2022, 70% de todas as interações entre clientes e empresas deverão envolver em algum nível chatbots. Isso significa que as pessoas, sociedade e negócios estão digitalizando-se cada vez mais, e é fundamental que as empresas pensem em novos modelos de comunicação, interação e marketing.
Em meu livro, Mobile Marketing (2018), destaco que existem basicamente quatro possibilidades estratégicas para atuar com o mobile: atendimento, vendas, serviço e comunicação. Essa máxima continua super atual em 2022, quando por exemplo, um chat bot pode realizar deste um atendimento de serviço de suporte ao cliente em primeiro nível, até uma venda via inteligência artificial ou ainda, realizar uma campanha de re-marketing para gerar renovação de compra.
O grande ponto de atenção para gestores de comunicação e marketing é que as estratégias de publicidade e vendas devem ir além de comunicação simples, e deve passar por uma conexão com o cliente no dia a dia, observando tecnologias emergentes e estratégias contemporâneas, como metaverso, vídeos curtos, novas mídias como o Tik Tok, real time no Instagram e live commerce.
É lógico que existem outras possibilidades, porém, essas merecem total atenção no cenário atual.

METAVERSO

No metaverso, por exemplo, vamos observar uma aceleração das empresas para conquistarem o pódio de primeira do seu segmento. O Boticário promoveu diversas ativações no jogo de realidade virtual, Avakin Life, tornando-se a primeira empresa de cosméticos do Brasil a investir nessa categoria. No metaverso as empresas podem pensar em estratégias de vendas de vouchers, presença de marca com foco em branding e até prestação de serviço.
VÍDEOS E AUDIOS CURTOS
Um dos grandes desafios das marcas em 2022 será passar a sua mensagem em vídeos curtos no Reels do Instagram, TikTok, Cortes do Youtube e Podcasts. O mundo está cada vez mais acelerado e a audiência deseja conteúdo rápido e de qualidade, seja para educar ou para divertir. As marcas que desejam comunicar de forma assertiva com o seu público devem pensar nesta estratégia de inbound marketing cada vez mais.

O TIKTOK NÃO É APENAS PARA ADOLESCENTES

O App chinês não é mais sobre dancinhas. De acordo com Rafael Terra, Professor da ESPM, essa rede social é a que mais cresce na atualidade, com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo. E existe um espaço incrível para você falar sobre as questões mais básicas da sua área, já que existe uma carência de conteúdo primário. Um banco, por exemplo, pode dar dicas sobre educação financeira e uma empresa do setor elétrico criar conteúdo sobre dicas de economia. Usar a criatividade e associar com o cotidiano é uma via tática.

REAL TIME NO INSTAGRAM

Em 2022, o feed do Instagram voltará a ser cronológico, ou seja, ações real time ganharão mais engajamento e relevância. Mostrar o dia a dia do negócios, promoções, dicas atuais e conteúdo de oportunidade, podem ganhar força.

LIVE COMMERCE

O live commerce é uma espécie de live para vendas, esse formato integra transmissões ao vivo associados aos objetivos de um e-commerce tradicional, com o intuito final de esclarecer as dúvidas da audiência em relação a determinado produto e serviço. Ano passado muitas marcas grandes como Americanas e Magazine Luiza apostaram neste formato e tiveram excelentes resultados. Essa tática além de proporcionar vendas, aumenta o buzz sobre a marca, reforça a imagem e presença digital e apresenta novidades importantes do negócio com aproximação do público foco.
Engaje gente engajada. Este deve ser um mantra das marcas em 2022. E, sim, se tiverem temas interessantes as lives continuarão a trazer muito retorno para as empresas.
Olhar para novos formatos é essencial para a sobrevivência e diferencial das marcas. Estes exemplos são apenas alguns de inúmeras possibilidades para os negócios.

Fernando Coelho

Autor do livro Customer Experience Descomplicado e mais 4 livros. Doutorando em Ciências da Educação com pesquisa em Gamificação.  Mestre em Ciências da Educação com pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação. MBA em Marketing, Especialista em Administração Estratégica e Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior. Professor de Pós-graduação da ESPM RIO e Coordenador e Professor dos Programas de Pós-Graduação em Gestão de Marketing, Inovação e Experiência do Cliente; Assessoria de Comunicação, Branding e Presença Digital; e Marketing Digital, Vendas e Comunicação Estratégica da UNDB. No mercado, atua como Coordenador de Canais Digitais na Light Energia no Rio de Janeiro e Palestrante de Experiência do Cliente para Pequenos e Médios Negócios.

– Publicidade –

Outras publicações