terça-feira, 23 de julho de 2024

1ª Etapa do Campeonato Maranhense de LPO mostra o crescimento do esporte no Maranhão

Força física e mental! Esse é o LPO (Levantamento de Peso Olímpico) um esporte que tem um grande público em São Luís. Prova disso, foi o sucesso da 1ª Etapa do Campeonato Maranhense, Copa Professor Dimas de LPO, que reuniu cerca de 100 atletas, no Complexo Esportivo Sports Village, no último sábado (25).

A competição contou com oito categorias no masculino e oito no feminino. Cada categoria foi dividida por peso corporal. E ainda tiveram categorias por faixa etária: do infantil ao máster.

Para a presidente de da Federação Esportiva de Levantamento de Peso do Maranhão, Lucena Marques, a competição abriu com chave de ouro os torneios da modalidade no Estado.

“Essa é a primeira competição de um calendário recheado de eventos. E começamos com recorde de atletas inscritos, contemplando várias categorias por idade e peso. Isso significa o grande crescimento do esporte no Estado. E esse Campeonato serve de preparação para eventos maiores. Em agosto, o Maranhão vai sediar a Copa Nordeste de LPO, com a participação de atletas de vários Estados”, disse Lucena.

A demonstração de técnica e habilidade começou pelo feminino. Com o mesmo objetivo: levantar o maior peso possível. Na frente dos jurados, os atletas tiveram três tentativas para levantar o peso previsto.

E tanto entre os homens, quanto entre as mulheres, concentração ao extremo para executar dois exercícios: primeiro o arranco, onde o atleta tem que levantar a barra do chão até acima da cabeça em apenas um movimento, sem apoio em outras partes do corpo. E no arremesso, que consiste em levantar a barra em dois tempos: desde o tablado até o peito e depois do peito até a completa extensão dos braços acima da cabeça.

A competição também serviu como base para os atletas da Seleção Maranhense que buscam índice para o Campeonato Brasileiro de LPO, previsto para o mês de maio, em Minas Gerais.

Amanda Marques, campeã Estadual e campeã Brasileira sub-20, competiu no evento e também foi jurada. Ela ressalta a importância da competição para elevar o nível do esporte no Estado, além de ser uma preparação para os torneios nacionais.

“O nível das competições está crescendo no Estado. A Federação tem trabalho forte para o desenvolvimento dos atletas. A estrutura também está cada vez melhor. Os atletas estão levantando cada vez mais peso. O Maranhão só tem a crescer no esporte e a ocupar mais o pódio em eventos nacionais”, afirma Amanda que se prepara para o Brasileiro de LPO, no período de 24 a 27 de maio, em Minas Gerais.

O resultado completo da 1ª Etapa do Campeonato Maranhense de LPO está disponível nas mídias sociais da Federação Maranhense de Levantamento de Peso – Felp MA.

– Publicidade –

Outros destaques