Dos 276 presos beneficiados com saída temporária de Páscoa, apenas 54 retornaram ao presídios de São Luís e Paço do Lumiar. A quantidade equivale a 19,84% do contingente de apenados liberados na última quarta-feira (1) após portaria assinada pela juíza Ana Maria Almeida Vieira, titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap), na tarde desta quinta-feira (9).
A volta dos detentos estava prevista para essa terça-feira (7). Com o não regresso dos presidiários às prisões e o consequente descumprimento do documento expedido pela magistrada, as duas Varas de Execuções Penais serão informadas ainda hoje, para que os juízes tomem conhecimento da situação.
A Sejap informou ainda que está sendo implantado um projeto de coleta online e centralizada de registros da natureza em todas as unidades prisionais do Estado, o que deve facilitar análises comparativas em relação a anos anteriores, assim como a divulgação rápida de dados correspondentes ao não retorno depois dos indultos.