sexta-feira, 19 de abril de 2024

25 funcionários do Inep pedem demissão faltando poucos dias para a realização do Enem 2021

25 funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediram exoneração nesta segunda-feira (8). A ação acontece apenas duas semanas antes do Enem 2021, que será realizado nos dias 21 e 28 de novembro.

A debandada no Inep acontece poucos dias depois do pedido de exoneração de dois coordenadores diretamente ligados à realização do Enem. Há dois meses, o diretor de tecnologia responsável pela versão digital do exame também pediu para sair.

Em um dos pedidos de dispensa encaminhado à diretoria do Inep, que foi assinado por 13 funcionários, um dos motivos apontados para o pedido de exoneração seria a “falta de comando técnico” na instituição. Essa denúncia já tinha sido feita na última semana durante a realização de uma assembleia.

Além disso, a Associação dos Servidores do Inep (Assinep) emitiu nota sobre a debandada, lamentou a situação do Instituto no atual momento e cobrou uma “atuação urgente” do Ministério da Educação (MEC) e do governo federal para resolver a questão.

site da TV Cultura entrou em contato com o Inep para se manifestar sobre as demissões, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria. Em caso de resposta, o texto será atualizado.

Críticas ao planejamento do Enem

Em um evento na semana passada, servidores do Inep disseram que a aplicação do Enem 2021 estava em risco. Durante um ato realizado em frente ao prédio do instituto, em Brasília, um grupo de funcionários ainda afirmaram que a atual gestão promove um “clima de insegurança e medo”.

– Publicidade –

Outros destaques