Em tempos de crise, controlar gastos e planejar no que investir não é só uma forma de economizar e ser bem sucedido, é quase essencial. Dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Credito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, apontam que cerca de 59 milhões de brasileiros estão endividados, 40% da população está com as contas pendentes. Mais da meta das pequenas empresas Fecham após quatro anos de atividade segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBG).
Pensando nesses números negativos, acontece durante toda essa semana em São Luís a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, que tem como objetivo conscientizar a população a fazer bom uso do dinheiro e planejar gastos.
O evento tem a participação do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) , e faz parte da divulgação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enaf), que terá mais de 380 ações em 70 cidades de 20 estados. O público prioritário será microempresários e pequenos empreendedores, microempreendedores individuais (MEI), e demais pessoas interessadas na educação financeira como forma de driblar a crise atual.
A Semana Nacional de Educação Financeira começou na última segunda-feira (16) e vai até dia 22 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Centro de convenções do Sebrae, na Avenida Prof. Carlos Cunha, no Jaracaty.
A Enaf é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) e tem a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).