quarta-feira, 24 de abril de 2024

4 tipos de aplicativos para não baixar no smartphone

Foto: Reprodução

Eis que finalmente chegou o grande dia de trocar o celular.
Câmera nova, mais espaço de armazenamento disponível e uma loja de aplicativos lotada de opções tentadoras.
Mas cuidado, pois o que parece ser uma boa ideia para facilitar a sua vida, pode acabar resultando em um grande incomodo, pois alguns dele trazem ameaças disfarçadas, colocando seu dispositivo em risco.

Isso acontece porque por meio dos downloads você abre caminho para vírus e outros tipos de malwares, capazes de roubar dados pessoais e senhas, rastrear os seus passos e de causar muitos prejuízos.

Confira a seguir alguns tipos de apps para não baixar no smartphone:

Apps de lanterna e outros recursos nativos

Se você já tem, para que baixar um aplicativo? O mesmo vale para o teclado e vários outros recursos, geralmente encontrados em aplicativos lotados de anúncios e com permissões invasivas.

APK
Muito procurado pelos usuários do sistema operacional da Google, que permite baixar apps de fontes não oficiais, o Android Application Pack (APK) é um pacote de instalação de software similar aos arquivos executáveis (.exe) do Windows. Com ele, você consegue instalar programas não disponíveis na Google Play Store.

É possível encontrar APKs de câmera, streaming e jogos que fornecem acesso a funções pagas de maneira gratuita, ilegalmente, atraindo inúmeros interessados. Porém, esse tipo de arquivo pode ser manipulado e alterado por hackers, que se aproveitam para adicionar malwares.

Vale ressaltar que nem todos os APKs trazem arquivos maliciosos, mas há riscos ao instalar um app de fonte desconhecida.

Antivírus desconhecidos

Se você prefere não abrir mão dessa ajuda extra, tenha cuidado ao escolher um antivírus para smartphone, evitando baixar versões de desenvolvedores desconhecidos. Esses softwares costumam coletar muitos dados do usuário e não explicam o que fazem com eles, podendo esconder várias armadilhas disfarçadas de proteção.

Apps para limpar a memória do celular

Há uma grande oferta de apps para liberar a memória do celular, que atraem novos usuários com a promessa de tornar o aparelho mais rápido. Entretanto, tais programas não trazem nenhuma novidade, contando apenas com soluções genéricas, servindo para atrapalhar ainda mais o desempenho.

Uma maneira simples de otimizar o funcionamento é excluir os apps pouco usados. Também é interessante limpar o cache dos aplicativos e salvar arquivos na nuvem, aproveitando ferramentas do próprio sistema.

– Publicidade –

Outros destaques