A Prefeitura de São Luís, em parceria com o governo do Estado capacitou 450 professores da rede municipal e 400 professores da rede estadual para trabalhar no processo de alfabetização de crianças de até oito anos de idade. O encerramento da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), foi realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A solenidade contou com a participação do secretário municipal de Educação de São Luís, Geraldo Castro Sobrinho, e da secretária estadual de Educação do Maranhão, Áurea Prazeres. Geraldo Castro Sobrinho destacou a importância da parceria e do regime de colaboração entre os entes governamentais para o avanço da Educação. “A alfabetização é um dos primeiros passos para a garantia plena da cidadania. Nesse sentido, é importante esse empenho do nosso prefeito Edivaldo Holanda Júnior e do governador Flávio Dino, que firmam parcerias com o objetivo de assegurar a qualidade da alfabetização de nossas crianças”, disse Geraldo Castro Sobrinho.
Nos dias que antecederam a solenidade, os educadores participaram de um seminário, em que expuseram trabalhos realizados com as crianças em sala de aula e conversaram com os demais professores sobre as metodologias utilizadas. Também foram oferecidas oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras), contação de histórias em Braille, tangran e caixa matemática, entre outros temas.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi criado em 2012 pelo Ministério da Educação (MEC), e desde 2013 é aplicado em São Luís. O objetivo do projeto é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.