segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

A asma mata ao menos 3 pessoas todos os dias no Brasil

Os dados recentes do DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil) mostram que três pessoas com idades entre 5 e 64 anos morrem a cada dia por asma no Brasil, sendo que mais de 50% são da região sudeste, com mais de 2 mil óbitos entre 2009 e 2013. Dados alarmantes para uma doença que pode ser controlada.

O impacto da queda de temperatura e o clima mais seco na vida de crianças com asma. A pneumologista pediátrica, Luciana de Freitas Veloso Monte, convidada do Cotidiano, diz que nessa época do ano, os vírus acometem as vias aéreas superiores e as inferiores, provocando gripes, resfriados, faringites, laringites e pneumonia.

A pneumologista destaca que os pacientes alérgicos e asmáticos têm uma chance maior com o descontrole das doenças. Ela lembra que é essencial manter as crises sob controle, porque a asma é uma doença genética que sofre influência do ambiente: “por exemplo: poeira, mofo, tabagismo e o contato com os vírus”, diz.

Luciana de Freitas Veloso Monte diz que o asmático pode ter uma vida normal, mas para isso é preciso controle da doença.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a doença afeta cerca de 20 milhões de brasileiros. A pneumologista pediátrica informa ainda que 20% das pessoas no mundo tem asma.

– Publicidade –

Outros destaques