Governador diz que educação continua prioridade

Dino afirma que prioridade do governo continua sendo a educação; valorização dos professores e fim das escolas estaduais de taipa colocam o Maranhão em evidência nacional

PorSaulo Marino
PorRedação

“Vamos continuar valorizando os professores”, diz Flávio Dino em entrevista a rádios (Foto: Karlos Geromy)

O governador Flávio Dino (PCdoB) concedeu entrevista para uma série de rádios na manhã desta terça-feira (2), e afirmou que uma das prioridades da atual gestão continua sendo a educação.

“Vamos continuar essa linha de trabalho que temos adotado, de valorização e respeito aos professores. Não há nenhum governo na história do Maranhão que respeitou e valorizou os professores quanto o atual. Mesmo em nível nacional, ninguém conseguiu fazer o que fizemos nestes quatro anos”, afirmou Dino.

Os salários dos professores no Maranhão colocaram o estado em evidência nacional. Docentes em início de carreira, com licenciatura plena e jornada de 40 horas semanais, recebem por mês R$ 5.750,83, o maior salário do país. Em três anos, o reajuste foi de 30,35%.

Dino também destacou a importância do Pacto Estadual pela Aprendizagem, uma parceria com os municípios para melhorar a qualidade do ensino. Entre os objetivos desse novo projeto, está a garantia de que todos os estudantes do território maranhense estejam alfabetizados na idade certa, a redução da distorção idade-série na Educação Básica, a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além da contribuição no aperfeiçoamento da formação dos profissionais de educação das redes municipais.

Na prática, o governo apoiará as redes municipais, fortalecendo a aprendizagem do estudante desde a educação infantil para que ele chegue ao Ensino Médio com as habilidades necessárias à sua formação.

PROJETO ESCOLA DIGNA

O governador falou também sobre um dos “carros chefe” do seu mandato, o projeto Escola Digna. “Continuaremos a construção de escolas, temos 70 obras em andamento na rede estadual. Vamos garantir uma educação melhor cada vez mais para os estudantes. O foco essencial de uma escola é a aprendizagem dos estudantes.”

Desde que assumiu seu mandato, em janeiro de 2014, Flávio Dino e sua equipe construíram ou reformaram mais de 850 escolas. Paralelamente, o Maranhão passou a ter a menor taxa de abandono escolar dos últimos dez anos. O índice vem caindo desde 2015 e chegou a 6,4% no ano passado.