quinta-feira, 29 outubro, 2020
Início Destaque 1 Aberta nesta quinta-feira a Semana Nacional de Trânsito no Detran

Aberta nesta quinta-feira a Semana Nacional de Trânsito no Detran

“Perceba o Risco. Proteja a Vida”. Este é o tema da Semana Nacional de Transito 2020, que foi aberta, nesta quinta-feira (17), na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), na Vila Palmeira. Na ocasião, também foram realizadas apresentação do site da Educação para o Trânsito e uma ação educativa na faixa de pedestres, localizada na Avenida dos Franceses. A Semana vai até o dia 25 de setembro.

Estiveram presentes no evento o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Fernando Nunes Moreno; o inspetor da PRF, Santos Júnior; a coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau( Uninassau), Ana Luiza Gomes Cordeiro, e o comandante do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV), Tenente Coronel Joanilson Mota.

A Semana Nacional de Trânsito é uma campanha instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), através do Artigo 326, que acontece anualmente entre 18 e 25 de setembro. O objetivo é preservar vidas por meio de ações educativas, seguindo as recomendações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que este ano escolheu o tema “Perceba o risco. Proteja a vida”.

A diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, destacou o trabalho educativo realizado pelo Órgão e a importância da Semana Nacional de Trânsito. “O Detran-MA possui hoje ações permanentes voltadas para a Educação no Trânsito, e na Semana Nacional de Trânsito estamos intensificando nossas atividades para reforçar a conscientização da população sobre a segurança na malha viária”, afirmou.

O superintendente da PRF, Paulo Fernandes Nunes Moreno, acredita que a Semana Nacional de Trânsito destaca a interação entre os órgãos que atuam nesse setor. “A parceria entre os órgãos de trânsito é fundamental para a conscientização da sociedade e prevenção de acidentes. A Semana Nacional de Trânsito traz um destaque maior para essa interatividade”, explicou.

O comandante do BPRV, Tenente-Coronel Joanilson Mota, ressaltou a participação do Detran-MA nas ações da Lei Seca. “O Detran-MA é um parceiro fundamental nas atividades de prevenção de acidentes através das ações da Lei Seca, e a Semana Nacional de Trânsito é mais uma forma de ampliar a conscientização  dos condutores”, destacou.

Site de Educação Para o Trânsito

O Detran-MA usou o início da Semana Nacional de Trânsito 2020 para promover o lançamento do site oficial da Educação para o Trânsito, que tem por objetivo dar mais destaque para as ações educativas do Órgão e oferecer à população um acesso mais direto para solicitação de atividades disponibilizadas pelos projetos educativos do Detran-MA, como palestras e ações em escolas.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, explicou a criação de um site específico para a Educação, devido ao grande volume de atividades que são desenvolvidas nessa área. “São cerca de 20 projetos educativos, que são realizados de maneira contínua, durante todo o ano. Além disso, temos as campanhas nacionais e locais, as ações de valorização do servidor e a organização de eventos. Por isso, é necessária a criação de uma ferramenta específica para dar mais visibilidade às nossas ações”, explicou.

O site já está no ar e pode ser acessado pelo endereço educação.detran.ma.gov.br

Faixa de Pedestres 

No dia da abertura da Semana Nacional de Trânsito, o Detran-MA também realizou uma ação educativa do Projeto “Somos Todos Pedestres”, na Avenida dos Franceses, em frente a sede do Órgão.

A ação contou com o apoio do BPRV e a participação de 10 educadores que distribuíram material impresso com dicas de segurança e informações sobre a Lei Seca .Os mascotes “Zé Plaquinha” e “Maria Sinaleira” participaram da ação dando dicas e auxiliando os pedestres a atravessarem na faixa.

Ações educativas – Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Detran-MA, através da Coordenação de Educação para o Trânsito, irá promover diversas atividades educativas em faixas de pedestres, ruas e avenidas, em bares e restaurantes, em ambientes corporativos e blitzen da Lei Seca.

Além das atividades presenciais, que seguirão todos os protocolos de segurança sanitária de prevenção à Covid-19, exigidos pelas autoridades de saúde, o Detran-MA também utilizará as redes sociais para a divulgação de mensagens educativas através de postagem de vídeos, cards e banners.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Situação de idosos internados no Socorrão 2 é acompanhada pelo MPMA

Durante a inspeção, o promotor de justiça ouviu as principais demandas e também as avaliações dos pacientes
- Publicidade -