terça-feira, 4 de outubro de 2022

Abertas 5.400 vagas em cursos de qualificação profissional em São Luís

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abriu nesta quarta-feira (15), as inscrições para mais de 5.400 vagas em cursos de qualificação profissional ofertados por meio da Plataforma Maranhão Profissionalizado. As inscrições seguirão até às 23h do 1º de julho (sexta-feira). Acontecem, de forma online e gratuita, no link: [url=http://maranhaoprofissionalizado.iema.ma.gov.br/qualificacao_profissional]http://maranhaoprofissionalizado.iema.ma.gov.br/qualificacao_profissional[/url].

Para preencher o formulário eletrônico de inscrição, o estudante deve acessar o link e efetuar seu cadastro para o acesso ao sistema, utilizando seu e-mail e CPF, e criar uma senha que será utilizada no acesso ao sistema. Após preencher o formulário, escolher o curso de interesse entre os que estão disponíveis, respeitando o limite de vagas ofertadas.

Poderão se inscrever candidatos oriundos de escolas públicas e comunitárias (Art. 19, Lei nº 9.394/1996). Do total de vagas por curso, 10% serão destinadas a pessoas com deficiência.

As vagas estão distribuídas em 9 cursos ofertados totalmente gratuitos: Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar de Serviços Jurídicos, Secretariado, Recepcionista, Elaboração de Documentos Oficiais, Informática Básica (Pacote Office), Excel Básico e Libras Básico. Os cursos serão oferecidos a jovens e adultos que buscam qualificação profissional para geração de renda.

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, ressaltou que os cursos ofertados pela Plataforma Maranhão Profissionalizado são uma grande oportunidade para as pessoas que precisam de uma qualificação profissional para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

“É compromisso do governo Carlos Brandão trabalhar para garantir, cada vez mais, aos maranhenses, oportunidade de emprego e renda. Nós que fazemos o Governo do Maranhão acreditamos que a educação para o trabalho é um dos mais importantes vetores de transformação social. Então, aproveitem, se inscrevam, façam os cursos e foquem na qualificação profissional”, afirmou a secretária.

Carga horária

Todos os cursos possuem carga horária de 100h divididas em 6 módulos de duas videoaulas cada, além de contar com apostila e material complementar próprios. Para efeito de conclusão de curso e certificação, o estudante deverá cumprir o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e alcançar média final igual ou superior a 7,0 (sete) no Momento Avaliativo.

O Maranhão Profissionalizante já certificou mais de 50 mil jovens e estudantes em cerca de 30 (trinta) cursos. A plataforma oferece em seu ambiente virtual todas as ferramentas adequadas ao bom aprendizado com vista a potencializar habilidades e competências relevantes para a administração das atividades em desenvolvimento.

– Publicidade –

Outros destaques