sábado, 20 de abril de 2024

Abusou no carnaval? Veja como curar a ressaca após quatro dias de folia

E chegou o Carnaval! Seja em festas, bloquinhos de rua ou desfiles de escolas de samba, o feriado tipicamente brasileiro garante muita energia, alegria e diversão. Mas já imaginou acordar depois da folia sentindo dor de cabeça, enjoo, mal-estar e indisposição?

Causada pelo consumo de bebidas alcoólicas em excesso, a ressaca traz consequências bem desagradáveis para o seu corpo. A recuperação pós-festa pode ser difícil e para piorar, na quarta-feira você precisa estar bem o suficiente para voltar à sua rotina.

Pensando nisso, reunimos dicas para ajudar você a sobreviver à ressaca do Carnaval e voltar para sua rotina com mais saúde e disposição.

Beba muita água

Tomar uma cervejinha ou uma caipirinha bem gelada é um alívio na hora da sede, certo? Errado! Diferente do que muitos pensam, bebidas alcoólicas não matam a sede. Pelo contrário: quando o etanol está presente no sangue, ele faz com que o corpo perca ainda mais água. É por isso que quem bebe sente vontade de ir ao banheiro o tempo todo.

Para reverter a desidratação que o álcool causa no corpo, beber bastante água ao longo do dia é essencial.

Os sucos de frutas naturais também podem ajudar na recuperação da ressaca. As frutas possuem um tipo de açúcar chamado frutose, que ajuda o corpo a queimar o álcool mais rápido. Assim, um copo grande de suco de laranja ou de tomate é um ótimo remédio para ajudar a limpar o álcool do organismo.

Descanse

Pós-Carnaval, seu corpo está cansado, desidratado e intoxicado. Por isso, tire um tempo para descansar antes de voltar para sua rotina.

O ideal é dormir de 6 a 8 horas para se recuperar. Como seu organismo já está desidratado pelo consumo de álcool, também evite praticar exercícios físicos, que podem fazer você perder ainda mais água.

Relaxe e dê um tempo para o seu corpo.

Hora de desintoxicar

Para ser eliminado pelo organismo, o álcool precisa ser transformado em ácido acético quando chega no fígado. Para isso acontecer, ele primeiro precisa ser transformado em acetaldeído, uma substância ainda mais tóxica que o álcool.

Como o fígado demora muito tempo para fazer esse processo, o álcool e o acetaldeído continuam a circular no organismo até que isso ocorra. Por isso, estar de ressaca significa que seu organismo está literalmente intoxicado.

Para desintoxicar, aposte em líquidos que auxiliam na eliminação do álcool no organismo.

A água de coco acelera o metabolismo e, por ser um excelente diurético, ajuda a eliminar mais rápido as toxinas do álcool restantes no corpo. Isotônicos contribuem na reposição de eletrólitos, sódio e potássio no organismo.

Os chás também são excelentes desintoxicantes. O chá de hibisco é rico em vitamina C e auxilia na eliminação de toxinas do corpo. Já o chá verde atua na aceleração do metabolismo.

Chás de boldo e de carqueja diminuem as toxinas, auxiliam na digestão e minimizam a sensação de mal-estar.

Precisa de energia extra?

Para espantar a moleza causada pela ressaca, bebidas como café, chá preto e refrigerante de cola, assim como qualquer bebida com bons níveis de cafeína, podem lhe dar aquele gás extra que você precisa para encarar o dia.

Além disso, o café reduz o inchaço dos vasos sanguíneos que causam a dor de cabeça e ajuda o fígado a metabolizar as toxinas presentes no corpo.

Cuide da sua alimentação

Comer bem é essencial na recuperação pós-bebedeira. Diversos alimentos podem contribuir para amenizar os efeitos da ressaca e manter seu corpo saudável e nutrido.

O leite é um ótimo remédio: rico em cálcio, ele alivia a gastrite provocada pelo álcool.

A couve e o espinafre contém ácido fólico, vitamina C e enxofre, que colaboram com a limpeza do fígado.

O tomate é rico em vitamina C, glutationa e potássio. Ele tem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres liberados pelo consumo de álcool. Pode ser consumido como alimento ou em forma de suco.

Tomar uma sopinha de legumes também ajuda. Ela pode repor o sal e o potássio que o corpo perdeu durante o consumo de álcool.

Outros alimentos que podem auxiliar no processo de recuperação da ressaca: ovo, atum, pepino, alho, cebola e gengibre, além de frutas como banana, maçã, melão, melancia, pêssego, uva, tangerina e limão.

A melhor dica para curar a ressaca é evitá-la. Durante o Carnaval, beba com responsabilidade, sempre esteja bem alimentado e tome bastante água entre um copo e outro de bebida alcoólica.

Aproveite a folia e lembre-se: se precisar de atendimento médico, o SIDESC cuida de você!

– Publicidade –

Outros destaques