sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Ação do Sebrae-MA e Governo do Estado vai fomentar turismo no Maranhão

Polos turísticos da Chapada das Mesas, Lençóis Maranhenses e o centro histórico de São Luís estão entre os alvos prioritários.

 

 

O Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas  no Maranhão (Sebrae-MA) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) firmarão um termo de cooperação técnica para desenvolver trabalhos de fomento do turismo no Maranhão. O foco principal será programas e projetos nos polos de Chapada das Mesas, Lençóis Maranhenses e São Luís, com foco no centro histórico da capital.

 

A primeira reunião de entendimento aconteceu na Setur, e contou a com a presença do diretor superintendente do Sebrae, João Martins; do diretor técnico do Sebrae, José Morais; da secretária de estado de Turismo, Delma Andrade, e de técnicos do governo estadual e da entidade empresarial.

 

As duas entidades acertaram que o termo de cooperação técnica estabelecerá mecanismos e parâmetros para execução em conjunto de ações de capacitação, trabalhos técnicos, troca de informações, com foco em micro e pequenas empresas do setor de turismo.

 

Para o diretor superintendente do Sebrae, a iniciativa une as duas entidades e suas expertizes. “A Setur e o Sebrae tem sinergia e o que vamos fazer é aproveitar que há orientações estratégicas convergentes para desenvolver o setor no estado, que tem um grande potencial de prover renda, especialmente para comunidades com maior vulnerabilidade social”, comentou Martins.

 

PARCERIA

 

A secretária de estado de Turismo afirmou que o Sebrae tem  atuação no fomento do turismo em várias cidades do estado. “A forma de atuação do Sebrae é bastante significativa no turismo e está alinhada com o que o governo estadual tem planejado para o setor. A Rota das Emoções é um exemplo por ser um trabalho pioneiro, que gerou um produto turístico que une três estados e está inserido tanto no mercado internacional quanto no nacional”, comentou Delma Andrade.

 

Na ocasião, o diretor técnico do Sebrae, José Morais, afirmou que a entidade está aberta a parcerias e que a atuação da entidade na Rota das Emoções mudou o cenário empresarial da região.

 

“Quando começamos o trabalho nos municípios da rota das emoções apenas 9% das empresas formais. Hoje 82% dos empreendimentos turísticos são formalizados, o tempo de permanência do turista no destino aumentou de dois dias para oito dias, e faturamento da micro e pequenas empresas aumentou 68%. Os resultados são consistentes e com parceiros como o governo estadual atuando conosco, podemos amplificar os resultados já alcançados”, observou o diretor técnico do Sebrae.   

 

Também estiveram presentes na reunião o secretário adjunto de relações com mercado, Marcos Vinicius Campos; o secretário adjunto de relações institucionais, Erico Carvalho; o coordenador de operações do Sebrae, Mauro Borralho; o gerente de turismo da entidade, Luiz Marques; a gestora do Projeto Serviços Turísticos no Polo de São Luis, Shamia Coimbra.

– Publicidade –

Outros destaques