quinta-feira, 16 janeiro, 2020
Início Maranhão ACM celebra 165 Anos com programação especial

ACM celebra 165 Anos com programação especial

Neste mês de agosto, a Associação Comercial do Maranhão celebra 165 anos de fundação. A entidade de classe mais antiga e tradicional do Estado traz para o seu associado uma campanha mais intimista e com os olhos para o futuro, com o slogan “Sempre em frente, vem com a gente!”. Essa inovação vem somar com a tradição que nasceu no dia 21 de agosto de 1854, com a eleição de uma comissão de notáveis comerciantes, que deveria representar em todos os aspectos a classe comercial do Maranhão. Para presidir a comissão, elegeu-se o Comendador João Gualberto da Costa, figura eminente da sociedade daquela época.

Identificada com as aspirações do comércio, a “Comissão da Praça”, como ficou conhecida, teve uma atuação marcante junto ao Império e à Província até o ano de 1878, quando, sob o comando de José da Cunha Santos Júnior, transformou-se na Associação Comercial do Maranhão.

A programação deste mês de agosto terá início no dia 14, às 19h, com o Painel “Desafios e Oportunidades das Entidades de Representação Empresarial”, mediado pelo jornalista Adalberto Melo, com a participação de Felipe Mussalém – Presidente da Associação Comercial do Maranhão-ACM, Maria do Socorro Teixeira Noronha – Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão-FCDL, Raimundo Coelho de Sousa – Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão-FAEMA e Hélio Rodrigues Araújo – Presidente da Federação das Associações Empresariais do Maranhão-FAEM. O painel abordará o papel das entidades de classe do Estado, representadas pelas Federações, discutindo sua necessidade de sempre renovar, buscando novas oportunidades e enfrentando os desafios para responder aos anseios da classe empresarial.

No dia 20 de agosto, às 14h, será realizada Sessão Solene na Câmara dos Vereadores, proposta pelo vereador Ricardo Diniz (PRTB/MA). Já no dia 23 de agosto, às 9h, acontece a Sessão Solene na Assembleia Legislativa, de proposição do deputado estadual Adriano Sarney (PV/MA).

A solenidade magna pelos 165 anos da ACM acontecerá no dia 21 de agosto, data oficial da fundação da entidade. Nessa noite será realizada a entrega da medalha dos 165 anos para os Ex-Presidentes da Casa. “Nosso objetivo com a homenagem aos Ex-Presidentes é prestar um tributo àqueles que ajudaram a consolidar o ideal dos pioneiros, honrando com suas biografias e trabalho a rica história da nossa Casa”, destacou Felipe Mussalém. Também será realizada homenagem igualmente relevante à empresa Harms & Cia Ltda, pelos mais de 50 Anos de Atividades Empresariais.

Na ocasião, acontece, ainda, o lançamento do teaser do documentário “História do Comércio do Maranhão”, dirigido pelo cineasta Arturo Saboia, que trava um panorama da formação econômica do estado e contribuições da ACM.

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Rayssa Leal, a Fadinha do Skate, é indicada a Prêmio Laureus

A maranhense Rayssa Leal, de apenas 12 anos, conhecida como a fadinha do skate, está entre os seis finalistas na categoria de melhor atleta...
- Publicidade -