Ações de prevenção de câncer de próstata e de pênis são intensificadas


A cada 38 minutos um homem morre de câncer no Brasil. O dado é do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para prevenir o câncer de próstata e de pênis, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza ações no Novembro Azul para que o homem cuide da sua saúde e reforça a campanha ‘Todo dia é um dia a mais para viver bem’.

Unidades de saúde da rede estadual realizam palestras sobre câncer de próstata e roda de conversas, além de mutirões de consultas e o rastreamento e coleta de dados para solicitação de exames de sangue para detectar o nível de antígeno prostático especifico (PSA). Nesta quarta-feira (21), os servidores da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES participaram de atividades de prevenção e de relaxamento, além de palestra com o urologista.

“Por mais que trabalhemos com saúde, a maioria dos homens não busca cuidados para si. Por isso, estamos realizando estas atividades para esclarecer dúvidas, alertar sobre a importância dos cuidados e do acompanhamento médico”, afirmou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Renata Quintanilha.

O médico urologista Antônio de Pádua ressaltou a importância da prevenção. “A gente sabe que o câncer de próstata e o câncer de pênis entre os homens têm incidência muito alta no Maranhão e por isso é importante essas ações de conscientizações, realização de exames PSA e ultrassonografia para trabalhar na prevenção e combate da doença. A campanha tem esse objetivo e já tem trazido resultados positivos”, afirmou.

Durante a semana, ações educativas serão realizadas nas unidades de saúde. De quinta-feira (22) a sábado (24), o Hospital Regional de Chapadinha reforça o cuidado com a saúde do homem com palestras na unidade, ação educativa na MA-230 e caminhada da prevenção do câncer de próstata. Em Itapecuru-Mirim, o Hospital Regional Adélia Matos Fonseca promove, nesta quinta-feira (22), palestra sobre câncer de próstata e câncer de pênis. A partir das 14h será realizado o Mutirão de ultrassonografia de próstata.

Nesta sexta-feira (23), o Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – CEM Diamante realiza, no período da manhã, palestras sobre prevenção do câncer de pênis, rodas de conversa, além de atendimento com médicos urologistas.