terça-feira, 16 de julho de 2024

Aeroporto de São Luís deve receber cerca de 150 mil passageiros apenas em junho

Foto: reprodução/Infraero

O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) espera receber 149.171 passageiros no mês de junho. Segundo a CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal, o número representa um aumento de 37% em relação a 2022, quando 109.096 visitantes desembarcaram no aeroporto.

Para atender esta demanda, a movimentação de aeronaves no Aeroporto Internacional de São Luís deve aumentar em até 33% na comparação com o ano passado, principalmente, devido às festas juninas, tão tradicionais no Nordeste. Isso porque estão previstas 1.055 operações de pouso e decolagem entre 1 e 30 de junho, enquanto em 2022 foram 795.

Além de São Luís, as festividades também irão ocorrer nos municípios de Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas, além de eventos e festas juninas comunitárias em toda a região metropolitana.

Singularidades

O bumba meu boi é o principal destaque do São João do Maranhão. A brincadeira surgiu a partir de influências vindas da região dos Açores, em Portugal, ainda no século 18. Tanta originalidade e contribuição para a cultura brasileira fizeram com que o Complexo do Bumba Meu Boi fosse reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidad pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Outra exclusividade do São João do Maranhão são as homenagens religiosas a quatro santos juninos, ao invés de três: São João, São Pedro, Santo Antônio e São Marçal, este último celebrado exclusivamente em São Luís.

Há, também, as danças Tambor de Crioula e o Cacuriá. São danças que surgiram no Maranhão, mas existem manifestações semelhantes em outras partes do Brasil. No caso do Cacuriá, a dança foi criada em 1973, em São Luís, por Alauriano Campos de Almeida, folclorista conhecido como “Seu Lauro”. A dança é inspirada no Carimbó das Caixeiras, tradição realizada ao final da festa do Divino Espírito Santo.

Já o Tambor de Crioula é uma expressão da matriz afro-rasileira, típica maranhense. A manifestação foi, ao mesmo tempo, uma forma de entretenimento e uma homenagem a São Benedito, o protetor dos negros.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

– Publicidade –

Outros destaques