quinta-feira, 30 de junho de 2022

G10 Editora

Alegria e patriotismo marca o desfile estudantil em homenagem ao dia da Raça

Alegria, patriotismo e diversidade marcaram o desfile estudantil alusivo ao Dia da Raça, que aconteceu nesta sexta-feira (5), na Avenida Vitorino Freire (Areinha), em São Luís. Cerca de 15 mil pessoas acompanharam o performance de quase 7 mil estudantes na avenida. Eles desfilaram com a temática: “Brasil Plural e Diverso, em Inclusão e Diversidade”.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Unidade Regional de Educação(URE) de São Luís, o evento teve início às 8h30 com o hasteamento dos pavilhões nacional, do Maranhão e município de São Luís. Na ocasião a governadora do Estado, Roseana Sarney foi representada pelo Secretário de Estado da Educação,Danilo Furtado.

?O Dia da Raça representa uma oportunidade de prestarmos homenagem à nação, aos estudantes e ao povo brasileiro. É um momento nobre onde podemos fomentar o espírito cívico aos diversos jovens que fazem parte da educação de nosso estado. A temática deste ano evidencia a forma como o aluno vê e respeita a escola da qual ele faz parte?, enfatizou o secretário Danilo Furtado.

O primeiro pelotão a se apresentar na avenida foi composto por alunos dos Centros de Educação Especial João Mohana; Cap – Ana Maria Patelo Saldanha e Cas – Maria da Glória Costa Arcangeli, que durante o desfile apresentaram o tema: “Os institutos pioneiros em educação especializada no Brasil”.

Eliana Bezerra da Silva, mãe de aluno com necessidade educacionais especiais da escola João Mohana, destacou a importância do desfile para socialização. ?Estou bastante emocionada. É a primeira vez que meu filho participa desse momento que contribui para sua socialização em sua caminhada pela vida?, disse emocionada.
O desfile estudantil foi encenado por 35 pelotões formados cada um por 65 alunos devidamente caracterizados com figurinos relacionados ao tema e sinalizados por painéis indicativos. As escolas trabalharam os principais fatos históricos da educação inclusiva,cultural e social no país, no estado e no mundo.

Segundo Maria José Santos Leite, da organização do desfile, as temáticas foram trabalhadas pedagogicamente nas escolas. ?As 38 escolas estaduais trabalharam pedagogicamente a temática em sala de aula. O desfile é o momento onde os estudantes e os gestores escolares mostram a sociedade os projetos que a escola já desenvolve, chamando atenção para os víeis da modernidade educacional, ética e moral?, destacou.

?Nossa escola tem como lema:Construir saberes e celebrar a paz. O desfile representa o momento demostrarmos a toda sociedade como isso é desenvolvido por todos que compõem essa instituição de ensino?, ressaltou Francisca Santos do CE. Barjonas Lobão.

Além das coreografias apresentadas pelos alunos na avenida, o desfile foi embalado pelas bandas Fanfarra Barjonas Lobão Caic, Marcial Sete de Setembro, Fanfarra Cidade de São José de Ribamar – Caic, Marcial Sete de Setembro e Marcial Ribeiro

Tradição

Realizado anualmente, o desfile estudantil do dia 5 de setembro é ansiosamente esperado por muitas pessoas em São Luís. Para Jerusa Lobão, que assistiu ao desfile, é momento de relembrar os velhos tempos. ?Gosto muito de assistir o desfile estudantil. Aqui, lembro os tempos de estudante quando eu também desfilava. É emocionante?, disse.

?Momento cívico da ilha de São Luís que representa o estudante, a escola, o povo, a nação, a raça e a diversidade. Os pelotões idealizados pelas escolas estão mostrando o quanto essa oportunidade é importante para todos que fazem a educação?, observou Graça Saraiva, gestora da URE de São Luís/Seduc.

Durante toda realização do desfile a Seduc contou com o apoio da Polícia Militar do ou Maranhão, que realizou o trabalho de segurança preventiva, do 24º Batalhão de Infantaria Leve(BIL), do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que disponibilizou ambulâncias para atendimentos de emergência.

– Publicidade –

Outros destaques