quinta-feira, 28 de março de 2024

Alimentação na gravidez: veja como manter a saúde e estimular o desenvolvimento do bebê

Engravidar é um sonho para muitas mulheres. Mas, durante os nove meses em que o bebê fica dentro da barriga da mãe, é preciso tomar um cuidado redobrado principalmente em relação à alimentação, para que o bebê consiga absorver todos os nutrientes que ele precisa.

Segundo o artigo da Health Coach Rocío Río de la Loza, as mulheres precisam aumentar o consumo de ácido fólico para prevenir imperfeições no desenvolvimento do embrião e também para prevenir transtornos como náuseas e vômitos na mãe.

O NHS (Serviço Nacional de Saúde, na sigla em inglês) afirmou que reduzir a quantidade de bebidas açucaradas, álcool e café são medidas essenciais no período da gravidez. Além disso, a mulher deve eliminar produtos como patê, queijo, leite não pasteurizado, fígado e peixe cru, a fim de evitar doenças que podem ser transmitidas por esses alimentos.

 

A futura mamãe precisa, ainda, se alimentar prioritariamente de proteínas e carboidratos, para que o bebê tenha energia suficiente para se desenvolver. Recomenda-se alimentos como pescado azul, frango, peru, carne de vaca, cordeiro e o porco, que são ricos em proteínas. Em relação aos carboidratos, deve-se priorizar frutas e verduras, além dos cereais integrais como a quinoa, a espelta, o trigo e o amaranto.

As vitaminas e os minerais também não podem ficar de fora da rotina alimentar de uma gestante. Alimentos ricos em cálcio, vitamina D e B9 são essenciais para a saúde tanto da mãe como do bebê. O cálcio atua diretamente nos sistemas nervoso e circulatório, e está presente em alimentos como chia, sésamo, trigo integral, suco de frutas e leite de amêndoas. O suco de laranja, os cereais e o pescado são ricos em vitamina D, e para completar a lista, espinafre e pães com grãos têm grande quantidade de vitamina B9.

De acordo com o estudo, para que a gravidez seja saudável, a mulher precisa ingerir por dia cinco porções de verduras e grãos completos, três porções de pescado, carne magra e legumes, além de alimentos ricos em ácido fólico; duas porções de produtos com alto teor cálcio, além de se hidratar frequentemente, tornando a água sua melhor amiga.

– Publicidade –

Outros destaques