terça-feira, 28 de junho de 2022

G10 Editora

Maranhenses participarão da segunda fase da OBMEP

Alunos da rede estadual de ensino participam neste sábado, dia 13, da segunda fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A OBMEP é uma competição nacional de Matemática entre as escolas públicas, que envolve as redes municipal, estadual e federal. É uma programação do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, que está sob a Direção Acadêmica do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

 

Entre os principais objetivos da OBMEP estão estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas;contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; além de também incentivar o aperfeiçoamento dos professores e contribuir para a sua valorização profissional; e contribuir para a integração das escolas com as universidades, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.

 

A OBMEP é realizada em duas fases e está dividida em três níveis: 6º e 7º ano do Ensino Fundamental (Nível 1); 8º e 9º ano do Ensino Fundamental (Nível 2); e Ensino Médio (Nível 3). Na primeira fase,foi aplicada uma prova objetiva, composta por 20 (vinte) questões para todos os alunos inscritos, que fizeram a prova em sua própria escola. A correção foi feita pelos professores da escola, seguindo as instruções e o gabarito elaborado pela BM/IMPA.

 

Segunda fase

 

Da segunda fase participam apenas 5%(cinco por cento) dos alunos de cada nível, aqueles que tenham obtido melhor pontuação na 1ª fase. No Maranhão, 25.604 alunos da rede estadual se classificaram para a 2ª etapa, que consta de uma prova discursiva de 6 (seis) a 8 (oito) questões realizada em centros de aplicação, indicados pela Coordenação da Olimpíada. A correção das provas será feita por uma equipe de professores indicada pela Direção Acadêmica da OBMEP.

 

Para a coordenadora da OBMEP na Secretaria de Estado da Educação, Luzia de Carvalho, a participação na Olimpíada de Matemática reforça o compromisso com a qualidade da Educação Básica. ?Pelo trabalho de incentivo, ensino e orientação junto a professores e alunos da Educação Básica, a OBMEP representa uma oportunidade de maior crescimento e edificação da educação em matemática nas escolas maranhenses?, ressalta.

 

As provas da 2ª fase serão realizadas neste sábado, dia 13 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), em todo o Brasil. No Maranhão, serão 182 Centros de Aplicação distribuídos em 15 Unidades Regionais de Educação (UREs) da coordenação da MA01- UFMA, sob a responsabilidade da coordenadora Valdiane Sales.

 

(Foto: Reprodução/Internet)

– Publicidade –

Outros destaques