A nova prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PCdoB), tomou posse nesta segunda-feira (17) na Câmara Municipal da cidade. A mudança ocorre após o afastamento do então chefe do Executivo local, Luciano Genésio (PP), por conta de uma investigação da Polícia Federal.
A cerimônia de posse se iniciou às 17h e foi conduzida pelo presidente da Câmara, Elizeu de Tantan (PP). Durante o discurso, na Casa, Ana Paula salientou que permanecerá no cargo pelo tempo que for necessário e demonstrou empatia pelo prefeito afastado.
“Registro, com ênfase, que esta não é a forma que eu gostaria de assumir interinamente o mandato de prefeita da minha querida Pinheiro. Espero que o companheiro Luciano, após se defender junto à Justiça, consiga, com brevidade, reassumir a Prefeitura”, disse.
Parabenizaram a nova prefeita pela posse os vereadores Sandro Lima (PDT), Selma da Colônia (PP), Riba do Bom Viver (PL), Stelio Cordeiro (PP), Augusto Vinícius (MDB), Erasmo Leite (PDT), Ednildo (PDT), Albininho (PDT), Felipe de Chicão (MDB), Leo Lobato (PDT), todos da base de Luciano Genésio. Os parlamentares Zé Filho (PP) e Rubemar Ribeiro (PDT) também estiveram presentes.
Antes e depois do evento, Ana Paula foi aplaudida e chamada de ´guerreira´ por apoiadores que a aguardavam do lado de fora da Casa. A prefeita interina é esposa do presidente da Assembleia Legislativa de São Luís, Othelino Neto (PCdoB).
Operação
A Operação Irmandade, que resultou no afastamento do prefeito de Pinheiro Luciano Genésio teve como destino três municípios: São Luís, Palmeirândia e Pinheiro. No centro das investigações, além do prefeito, um irmão dele e outras pessoas ligadas aos dois e à atual gestão municipal.
A Polícia Federal busca desarticular o que foi denominada de organização criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no âmbito do município de Pinheiro, envolvendo verbas federais do Fundo Nacional de Saúde e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.