sábado, 4 de fevereiro de 2023

APAE lança projetos de inclusão social da pessoa com deficiência em parceria com CMDCA

A APAE de São Luís lança na terça-feira (20), às 9h da manhã em sua sede, dois projetos que viabilizam a inclusão social da pessoa com deficiência. Projeto Oportunizar: Arte-Educação e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência e o Projeto Inclusão Social da Pessoa com Deficiência por meio da Terapia ABA. Ambos projetos serão realizados em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

O lançamento acontece na sala de Artes da Escola Eney Santana, na sede da APAE de São Luís, com a presença e autoridades e de órgãos municipais da prefeitura da capital maranhense, envolvidos no desenvolvimento dos projetos. O público poderá acompanhar o lançamento através da RádioWeb APAE São Luís e nas redes sociais da instituição, pelo instagram @apaesaoluis.

Projetos

O “Projeto Oportunizar: Arte-Educação e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência”, tem como público-alvo, crianças e adolescentes a partir de 06 anos e suas famílias, residentes na região metropolitana de São Luís, e objetiva promover, às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual ou múltipla, o acesso à linguagem da Arte como ferramenta de interação e inclusão social, proporcionando-lhes o desenvolvimento psicomotor, afetivo e a melhoria da qualidade de vida e interação familiar, por meio de recursos das oficinas de arte em diversas modalidades.

Considerando o contexto da condição de deficiência apresentam dificuldade de interação social, desenvolvimento da autonomia, autoestima, autoconfiança e falta de estímulos, devido aos contextos, sócio econômico e familiar.

Já o “Projeto Inclusão Social da Pessoa com Deficiência por meio da Terapia ABA”, objetiva capacitar as equipes de reabilitação intelectual e educação para o atendimento de crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista através da aplicação da terapia ABA – Análise do Comportamento Aplicada, possibilitando o acesso a técnicas que possam proporcionar avanços no processo de interação social.

A capacitação é voltada para profissionais da Educação e Reabilitação da Escola Eney Santana, mantida pela APAE de São Luís, profissionais do Centro Especializado em Reabilitação CER III da instituição, que atuam diretamente com pessoas com deficiência intelectual, com diagnóstico de transtorno do Espectro Autista.

Para este projeto, serão formadas 02 turmas com 20 participantes cada, que viverão experiências de aprendizagem e capacitação para posteriormente trabalhar a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual, totalizando 40 beneficiários diretos, além de 439 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, inicialmente, matriculados na Escola Eney Santana e usuários da área de reabilitação e familiares que serão beneficiados indiretamente e terão acesso ao projeto e seus benefícios durante doze meses.

– Publicidade –

Outros destaques