A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) na tarde de hoje (9) para tentar adiar o depoimento de Lula ao juiz federal Sérgio Moro, marcado para hoje.
Ainda na manhã de ontem, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4) negou um habeas corpus pedido pela defesa do ex-presidente para que a audiência fosse adiada. Os advogados de Lula tinham solicitado mais tempo para analisar provas que foram anexadas recentemente ao processo.
Ontem a noite, foram protocolados três novos habeas corpus no STJ, um dos quais pede para que todo o processo seja suspenso, sendo declarada a suspeição de Moro para julgar o caso.
Os outros dois pedidos ao STJ repetem solicitações que já foram negadas por Moro e pelo TRF4. Uma delas é para que seja concedido novo prazo para a apreciação das provas ligadas à Petrobras, anexadas recentemente aos autos. A outra é para que seja permitida uma gravação independente em vídeo da audiência pela defesa.
O depoimento de Lula marcado para hoje é referente ao processo em que ele é réu na Lava Jato sob a acusação de receber vantagens indevidas da empreiteira OAS, quando era presidente da República. Segundo a denúncia, ele seria o beneficiário de um apartamento no Guarujá e da reforma de um sítio em Atibaia, ambos no estado de São Paulo.
O depoimento não vai ter nenhum tipo de transmissão ao vivo. Vai ser publicado, na íntegra, em vídeo, algumas horas depois. Com isso, é provável que o conteúdo do depoimento de Lula, só será sabido quando terminar. E para não haver, o juiz Sergio Moro proibiu, também, o uso de celulares na audiência.
Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará e siga também no Instagram eTwitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com