Após estudos de alternativas para a necessidade de troca de mensagens instantâneas o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), através da sua Diretoria de Informática e Automação, definiu o aplicativo Telegram como mensageiro padrão. O app passará a ser o comunicador instantâneo padrão entre magistrados e servidores do Judiciário maranhense.
Com o objetivo de contenção de gastos, o TJMA optou por eleger o Telegram para a troca de mensagens ao invés de desenvolver “chat” próprio. Um comunicador de mensagens instantâneas próprio demandaria tempo e custos. Segundo a Diretoria de Informática do TJMA , o mensageiro foi escolhido por ser multiplataforma, gratuito e que oferece mais segurança nas trocas de mensagens que os demais aplicativos.
Além de ser gratuito o aplicativo tem suporte para todas as plataformas, fornecendo uma identidade única ao usuário, ou seja, um nome de usuário que pode ser utilizado entre os contatos para identificação.
O app está disponível para diversos dispositivos, smartphones, tablets e computadores desktops, nos sistemas Android, iOS, Windows Phone, Windows, OS X e Linux, além de sua versão web.
Para configurar o Telegram, inicialmente o aplicativo de ser instalado em um smartphone, onde é feito o cadastrando do número de telefone. Toda a agenda de contatos contida no aparelho será automaticamente visualizada no aplicativo. Depois desta etapa, o usuário pode configurar o Telegram nos demais dispositivos usando o mesmo número de telefone.
A versão desktop do Telegram pode ser baixada no site do aplicativo desktop.telegram.org/.