O prédio do Colégio Estadual (CE) Estado do Pará, localizado no bairro da Liberdade, foi cedido à Prefeitura de São Luís. O termo de cessão foi assinado na noite desta quarta-feira (2) pelo secretário de Educação do governo do Maranhão, Felipe Camarão (PT).
Leia também: Sindicato cobra Braide por atraso em reformas nas escolas municipais de São Luís
Em vez da escola estadual, a partir de agora, o prédio deverá realizar as atividades da Unidade de Educação Básica (UEB) Mario Andreazza, localizada no mesmo bairro, e tem capacidade de 800 alunos. “O prédio está sendo entregue reformado, totalmente equipado e, sem dúvidas, será um grande reforço para a oferta do Ensino Fundamental em nossa capital”, afirmou o secretário.
Denúncias recentes do Sindeducação apontam que a minoria das escolas está preparada para receber alunos na volta às aulas. Dentre os problemas, estão, principalmente, a falta de reformas das escolas, prometidas e não executadas em sua totalidade.
Denúncia
De acordo com o Sindeducação, de um total de 260 escolas municipais, apenas 60 estão com a infraestrutura adequada para voltar a receber alunos de forma presencial – e mesmo nelas se encontram problemas. As outras 200 estão sob reformas, obras interminadas ou sem condições adequadas.
Presidente do Sindeducação, Sheila Bordalo explica que o atraso nas reformas se deve a falta de planejamento. “Como a gente não viu, ano passado, o prefeito Braide fazer planejamento e organizar equipes de infraestrutura para reforma, a gente tem um cenário preocupante no primeiro semestre. É necessário que as equipes sejam ampliadas e que se faça uma força-tarefa para garantir o ensino presencial com segurança para crianças, jovens e adultos”, pontua.