sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Arquivo Público do Maranhão recebe documentos sobre a ditadura militar

O Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura, recebeu nesta quarta-feira (27), 4 mil documentos digitalizados do Sistema Nacional de Informação (SNI) referente aos estado do Maranhão, do período da ditadura militar no Brasil.

A entrega foi feita pelo professor Grimaldi Zacariadhes, Coordenador do Projeto Resgate da História da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, que durante pesquisa acadêmica resgatou importantes documentos da época da ditadura militar no Brasil, de diversos estados do Nordeste.

Presentes à solenidade de entrega da documentação estavam o Secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino, a diretora do Arquivo Público, Maria Helena Espínola, o Secretário Adjunto de Direitos Humanos, Igor Almeida, o professor Grimaldi Zacariadhes, técnicos do APEM, estudantes e pesquisadores.

Esses documentos integrarão o acervo de arquivos oriundos da Delegacia de Ordem Política e Social – DOPS (órgão criado durante a ditadura militar) e que se encontram sob custódia da APEM desde 1991. São 1.373 pastas e dossiês organizados pelo Arquivo Público que manteve a mesma estrutura de classificação do antigo DOPS, que definia os arquivos por código, como por exemplo subversão, estudantes, sindicatos entre outros. A maior parte desses documentos foram digitalizados como parte do Projeto Memórias Reveladas do Arquivo Nacional.

A Diretora do Arquivo Público do Estado, Maria Helena Espínola, enfatizou a importância do material entregue pelo Professor Grimaldi para o resgate da memória e história de nosso Estado. “Esses arquivos serão colocados para consulta pública logo depois de providenciarmos o inventário, higienização e organização, a consulta está aberta a todos os interessados, a intenção do Governo é facilitar cada vez mais o acesso à informação”, complementou Maria Helena.

Para o professor Grimaldi Zachariadhes esse material possibilita o conhecimento da história. “É um resgate importante que descortina o passado e infelizmente a maior parte dos estados não sabe onde estão esses documentos, eles revelam a investigação de pessoas fichadas no Serviço Nacional de Informação, algumas sequer sabiam que estavam sendo investigadas, agora a possibilidade de fazer a consulta livremente sem pedir autorização é uma grande conquista”, ressaltou o Professor.

O Secretário de Cultura, Diego Galdino, ressaltou a importância do material que irá compor o Arquivo Público, uma das casas de cultura vinculada à Secma. “São documentos importantes que impulsionam o conhecimento e fortalecem o acervo de história e memória do nosso estado”, finalizou o Secretário.

O professor Grimaldi Zachariadhes é mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorando em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)/FGV.

– Publicidade –

Outros destaques