terça-feira, 28 de novembro de 2023

As 6 UPAs de São Luís farão o atendimento aos foliões no carnaval

As seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em São Luís vão fazer o atendimento normal, durante o período no carnaval, garantindo a assistência médica em casos urgência e emergência para a população e para os foliões que precisarem dos serviços.

As unidades atendem os casos de saúde de atenção médica intermediária, como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos. No local, os pacientes são avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24 horas ou, se necessário, serão removidos para um hospital de referência.

Em São Luís, as UPAs 24 horas estão localizadas nos bairros Araçagi, Parque Vitória, Cidade Operária, Vila Luizão, Itaqui-Bacanga e Vinhais. As equipes estarão todas completas e as unidades aptas a receber os foliões que tiverem alguma intercorrência.
Atendimentos

No período carnavalesco são comuns os atendimentos provocados por intoxicação alimentar e por excesso de bebida alcoólica. “No primeiro semestre, também temos nosso volume de atendimento aumentado em cerca de 20% em função do período chuvoso, quando aumentam as incidências de viroses”, informa a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Jamilly Matos Pontes.

As seis unidades na capital maranhense possuem estrutura para atender os casos mais comuns. Mas, apenas a UPA do Araçagi recebe pacientes na área de traumatologia e ortopedia e de odontologia, 24 horas por dia. Os casos cirúrgicos são encaminhados para o hospital de referência. Em todas as outras unidades temos o corpo médico com pediatria e clínica médica.

As UPAs contam com estrutura com raio-X, eletrocardiografia, sala de sutura e curativos, consultórios, sala de medicação, laboratório de exames e leitos de observação – ala amarela e ala vermelha (com presença de médico intensivista). Para ser atendido em umas das UPAs, o paciente precisará apresentar um documento de identificação oficial e cartão do SUS.

 

Com informações da SES

– Publicidade –

Outros destaques