terça-feira, 21 de maio de 2024

Assista! PF deflagra operação de combate ao comércio irregular de madeiras em Terras Indígenas

A Polícia Federal (PF) no Maranhão, com o apoio do Instituto Nacional do Meio Ambiente (IBAMA) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão deflagrou, nesta quarta-feira, dia 15 de março, a Operação AEGIS, com o objetivo de reprimir o comércio irregular de madeira extraída de Terras Indígenas localizadas no Maranhão.

A PF apurou que parte da madeira extraída ilegalmente de Terras Indígenas, em especial a TI Araribóia, estava abastecendo serrarias na cidade de Grajaú-MA e que tais serrarias estariam revendendo essa madeira para o consumidor final.

A ação contou com a participação de 95 agentes públicos da PF, IBAMA e Bombeiros e teve como alvos serrarias nas cidades de Grajaú e residências dos investigados tanto na cidade de Grajaú, como na cidade de Teresina-PI.

No total foram cumpridos 16 Mandados de Busca e Apreensão e quatro ordens de suspensão de atividades expedidas pela Justiça Federal de Balsas, no Maranhão.

Os investigados responderão pelos crimes previstos no artigo 180, §1° do Código Penal (receptação qualificada) e no artigo 46, parágrafo único, da Lei 9.605/98 (ter em depósito produto de origem vegetal sem licença válida).

A operação foi batizada de AEGIS em uma alusão ao escudo utilizado pela deusa Atenas para proteção contra os inimigos.

– Publicidade –

Outros destaques