quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Aulas são iniciadas em curso preparatório gratuito para as provas do ENEM e PAES/UEMA

O Governo do Maranhão iniciou o curso preparatório gratuito para os candidatos que realizarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES), o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

As aulas ocorrem na Central de Iniciação ao Trabalho (CIT), localizada na Praça Negro Cosme, Av. Quarto Centenário (área dos bairros Fé em Deus e Liberdade), em São Luís, e serão ofertadas de forma presencial e via Plataforma Gonçalves Dias.

A ação, resultado de parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Trabalho e Economia Solidária (Setres), é mais uma importante ação do Governo do Estado para garantir oportunidades aos maranhenses.

“Um pré-vestibular gratuito é fundamental para quem não tem condições de pagar um cursinho e, além disso, possibilita que as pessoas tenham os mesmos direitos de acesso ao ensino superior. É dessa maneira que a educação transforma vidas”, destacou a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva.

A iniciativa ocorre durante todo o mês de outubro. Serão cinco semanas de aula, das 14h às 18h, sobre todos os componentes curriculares. As vagas ofertadas estão encerradas. “Nossa proposta é fazer com que os alunos das comunidades próximas ao CIT possam fazer as provas de forma qualificada. Dessa forma, acreditamos que estamos cumprindo com o que o governador Carlos Brandão tem nos dado como missão, que é avançar com as políticas públicas no estado, tanto da educação, quanto da qualificação profissional”, pontuou a secretária de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Lília Raquel.

O coordenador de Projetos do CIT, Aluísio Torres, também falou sobre a oportunidade ofertada a quem tenta conquistar vaga em curso superior. “Temos como proposta alcançar um bom número de alunos com uma pontuação bem necessária em ambos os programas para a inserção deles dentro do Ensino Superior”, informou o Aluísio Torres.  

Plataforma Gonçalves Dias

A Plataforma Gonçalves Dias é um canal com múltiplas possibilidades para que os estudantes ampliem seus conhecimentos e aprendizagens, tudo isso de forma gratuita, podendo ser acessada de qualquer lugar. 

Além de pré-vestibular, a plataforma disponibiliza conteúdo curricular de todo o Ensino Médio, em um mesmo ambiente em que é possível o acesso à TV Educação e podcasts com aulas.

– Publicidade –

Outros destaques