quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Aumenta número de consumidores que não irão às compras no Dia das Crianças

O levantamento de intenção de consumo para o Dia das Crianças 2016 em São Luís, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) em parceria com o Sebrae Maranhão,indica que 66,1% dos consumidores ludovicenses estão dispostos a comprar produtos para presentear em função da data,enquanto 29,3% não irão comprar nenhum produto, e 4,6% não sabe ou não respondeu.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, os dados indicam uma piora no cenário econômico da capital, apresentando redução de 6,51% para consumidores que pretendem comprar algum produto para presentear e aumento de 10,57% entre os consumidores que não irão às compras.

Entre os consumidores dispostos a comprar presentes, 37% demonstrou interesse em adquirir apenas um produto,38,6% dos entrevistados apresentou predisposição para comprar até dois produtos e 15,0% afirmaram que irão comprar até três produtos e os demais entrevistados (9,4%) indicaram a compra de quatro ou mais produtos. Em relação a 2015, verifica-se redução de 10,63% de intenção de compra de um produto e aumento de 20,63% para aqueles que desejam comprar até dois produtos.

A lista de produtos preferidos pelos consumidores da capital maranhense para o Dia das Crianças deste ano é liderada por brinquedos com 57,3% de intenção de consumo e artigos de vestuário com 26,2%. Estes dois tipos de produtos lideram a preferência do consumidor e registraram, respectivamente, queda de 6,68% e 17,87% nas intenções de compra em relação ao ano passado.

Quanto aos locais em que os consumidores pretendem comprar os presentes, 47,5% apontam a preferência pelas lojas de Shopping Centers, seguido das lojas do Centro comercial com 40,2%. Na comparação com o ano passado, as lojas do shopping aumentaram 24,02% na preferência do consumidor, enquanto o Centro comercial reduziu 13,55%.

A média do valor do presente pretendido pelo consumidor este ano foi calculado em 95 reais, enquanto a média do valor total da compra, considerando os gastos com a comemoração e aqueles que irão comprar mais de um produto para presentear, foi calculado em 183 reais. Em relação ao ano passado, houve um aumento no valor médio da compra de 6,40% e de 5,56% no valor médio do presente.

A forma de pagamento preferida pelos consumidores continua sendo a modalidade à vista com dinheiro, que registrou 51,3% da indicação entre os entrevistados. Já 35,9% optaram pelo uso do cartão de crédito e 15% pelo uso do cartão de débito. Em relação ao ano passado, a preferência pelo pagamento à vista com dinheiro teve leve alta de 0,20%, enquanto a tendência pelo uso do cartão de crédito subiu 6,21%.

Saiba mais – O levantamento da Federação do Comércio do Maranhão entrevistou 700 pessoas nos principais pontos de circulação de consumidores da capital maranhense entre os dias 1 a 5 de setembro de 2016. A margem de erro amostral é de 3,7% e o nível de confiança de 95%.

 

– Publicidade –

Outros destaques