Um grupo de autoridades visitou postos de atendimento médico no município de Paço do Lumiar na última semana com o objetivo de constatar a situação em que se encontram as unidades de saúde.
A comitiva foi liderada pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB) juntamente com o pastor Sampaio Júnior, delegado defensor da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos Humanos; o presidente da Câmara de Paço do Lumiar, o vereador Marinho do Paço e a vereadora Carmem Arôso.
A comitiva inspecionou o Centro de Saúde da Maioba, o Centro de Saúde Nossa Senhora da Luz, o Centro de Especialidade e Diagnóstico, o Centro de Saúde de Itapera e o Centro de Saúde Vila São José.
“A saúde pública de Paço do Lumiar está pedindo socorro. Por isso, nós pedimos a ajuda do deputado Hildo Rocha que é membro da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados (CFFC)”, destacou o pastor Sampaio Júnior.
Principais problemas
A situação, em todas as unidades visitadas, é praticamente igual: não há dentistas, enfermeiros, nem técnicos de enfermagem suficientes para o atendimento. Os equipamentos estão sucateados e foram encontrados remédios com data de validade vencida.
Há também carência de médicos. Em apenas uma das unidades visitadas a comitiva encontrou um médico fazendo atendimentos.
“Na verdade, não tem nada. Inclusive tem funcionários que estão há três meses sem receber os seus salários”, destacou o Presidente da Câmara, vereador Marinho do Paço.
Laboratório desativado
No Centro de Especialidade e Diagnóstico, o estado de abandono dos equipamentos de Análises Clínicas causou revolta e perplexidade. “Isso aqui é uma prova viva de que o prefeito não tem compromisso com o município. As pessoas que tanto precisam deixam de fazer exames porque o prefeito não tem a dignidade de colocar os equipamentos para funcionar”, disse a vereadora Carmem Aroso.