A partir desta sexta-feira (23) até domingo, o Mutirão do Glaucoma vai a 16 municípios pertencentes às regionais de saúde de Bacabal e Zé Doca. Os mutirões do glaucoma são uma ação estratégica de reforço na assistência básica de saúde e garante o amplo acesso a população de todos os municípios a consultas oftalmológicas e, se necessário, o recebimento de colírio.
As consultas oftalmológicas garantem o diagnóstico precoce e tratamento da doença, além de promover o alerta aos pacientes com histórico familiar de catarata, por exemplo. “Eles saem da consulta com conhecimento sobre a patologia e medicamento. Assim, mais pessoas buscarão consulta regular e tratamento precoce”, afirma a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Carmen Belfort.
O Mutirão do Glaucoma, além de oferecer acesso gratuito a medicamentos, encaminha pacientes para cirurgias em caso de patologias como a catarata e o pterígio.
Durante o atendimento no mutirão, os pacientes passam por três tipos de procedimentos, que servem para verificar falhas no campo de visão central e periférica do paciente, medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho. Com os resultados dos exames, os pacientes passam por avaliação médica, onde são orientados e encaminhados para tratamento adequado.
Confira os locais de atendimento do Mutirão do Glaucoma
Sexta-feira (23)
Manhã
Conceição do Lago Açu – Hospital Municipal Manoel Melo de Matos. Avenida Principal, s/n, Centro
Brejo de Areia – Centro de Saúde Joaquim Timóteo. Rua da Olaria, s/n, Centro
Centro do Guilherme – Unidade Mista José Torres Evangelista. Rua do Comércio, Centro
Tarde
Presidente Médici – Centro de Saúde Raimundo Juruca. Rua do Comércio, s/n, Centro
Lago Verde – Hospital Joana Almeida. Avenida Kennedy, 2, Centro
Altamira do Maranhão – UBS Antônio Alves de Assis. Povoado Caldeirão (estrada de Brejo de Areia) + UBS Altamira, Sede
Sábado (24)
Manhã
Olho D’Água das Cunhãs – Posto de Saúde, Bairro Novo
Vitorino Freire – Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Rua 07 de setembro, s/n, Centro, em frente à casa do Dr. Chicão
Junco do Maranhão – UBS Vera Cruz. Rua Principal, s/n, Povoado Vera Cruz
Tarde
Bacabal – Centro De Especialidades Dr. Coelho Dias. Rua Dias Carneiro, s/n Bairro Centro
Paulo Ramos – Semus Paulo Ramos. Rua Desembargador Sarney, s/n, Centro
Maracaçumé – Hospital Municipal Raimundo de Sousa Lima. Travessa Dom Pedro I, s/n, São Francisco
Domingo (26)
Manhã
Bom Lugar – Posto de Saúde Maria Nailde. Entrada da Cidade
São Luís Gonzaga do Maranhão – Secretaria Municipal de Saúde. Centro de Saúde Wilson Curvina. Avenida João Pessoa, s/n, Centro, Próximo ao Banco do Brasil
Centro Novo do Maranhão – Centro de Saúde Ane Raimunda. Avenida JK, s/n, Centro
Tarde
Governador Nunes Freire – Centro de Saúde Municipal. Rua Alto São José, Centro.