Banda maranhense poderá participar de festival europeu


Foto: Thadeu Pablo/TV Guará

A banda de rock maranhense PUTABEND poderá participar do festival NOS Alive, um dos maiores da Europa, que acontece em Lisboa entre 11 e 13 de julho. A banda aguarda o resultado do “EDP Live Bands Brasil 2019” e se vencer o concurso vai se apresentar no festival em Lisboa, Portugal, além da gravação de seu próprio CD pelo selo da Sony Music.

A música “Bumba índia”, que traz a fusão do rock com o bumba meu boi é a proposta da Putabend, grupo maranhense formado em 2017 e que agora compete por uma vaga na seminal no EDP Live Bands Brasil 2019. A votação acontece na internet até esta quinta-feira(21), e pode ser feita através do link edplivebands.edp.com/Brasil/banda/putabend.

Mais de mil bandas estão inscritas no concurso, mas apenas 36 irão para a seminal (entre 26 escolhidas pelo júri técnico e 10 por votação popular). Somente oito bandas chegarão à final e destas, 3 serão selecionadas.  Os finalistas se apresentarão ao vivo no dia 27 de abril, no Bourbon Street Music, em São Paulo, para que o júri escolha a banda vencedora.

A banda faz um som autoral simples e direto, como o rock, mas “torto”, como um bend na corda de uma guitarra, conceitua o vocalista que ao lado de Eduardo Menezes na guitarra, Robert Belfort, no baixo, e Franklin Nazarus, na bateria, formam o grupo.

A Putabend ingressou no concurso com a música “Bumba índia”, seu terceiro single depois de “Com os anjos” e “Yemanjá”. Nesta composição, que contou com a participação da Companhia Barrica, os maranhenses unem os riffs das guitarras com a batida do bumba meu boi. Na letra, em português, referência à cultura popular, lendas e à cidade em um caldeirão sonoro forte e vibrante.

A expectativa é grande entre os músicos e o repórter Jairon Martins foi conferir um ensaio da banda. A matéria completa será exibida nessa quinta-feira, 21, no programa Voz das Ruas.