Siga-nos

Cidades

Bandeira vermelha pode continuar em vigor por falta de chuva

Publicado

em

lampada

O diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, em comunicado na última quarta-feira (8) que mesmo com a melhora de chuvas no mês de agosto os resultados somados desde o início do ano não ajudam para um bom desempenho de geração de energia para o período seco no fim de novembro.

Segundo o diretor da NOS devido ao baixo nível de chuvas no primeiro semestre a bandeira vermelha na tarifa de energia pode permanecer até novembro. Mesmo dando essa previsão negativa o diretor afirmou que isso é de responsabilidade da Agência Nacional de energia Elétrica (Aneel).

“Estamos agora basicamente no meio do período seco e os sinais que temos dos institutos de clima são de que não deve ter mudança nenhuma e relação ao que a gente tem. Devemos continuar com a primavera seca”.

O diretor da Aneel Sandoval de Araújo Feitosa Neto afirmou que ainda não dá para ter certeza sobre a permanência da bandeira vermelha até o fim do período seco. Para a definição da bandeira é preciso fazer uma avaliação mensal dos reservatórios. O diretor O diretor da Anaeel também disse que mesmo a ONS sendo capaz de estimar com mais antecedência a permanência da cor da bandeira é somente a Aneel quem defini isso.

Continue lendo