quarta-feira, 24 de abril de 2024

Bita do Barão será enterrado neste sábado

Foto: Reprodução

A família do babalorixá Bita do Barão confirmou o seu enterro para às 17h deste sábado, no Cemitério Central de Codó. Antes disso, os filhos de santo do umbandista realizarão uma obrigação de despedida, conhecida como “Tambor de Choro”.

Na manhã de ontem, os padres Lucas Vilela e padre Paulinho realizaram a
celebração do rito Encomendação do Corpo, no Palácio de Iansã onde ocorre o velório de Bita do Barão.

O caixão com o corpo de Bita do Barão está aberto para que parentes, amigos e admiradores possam se despedir e prestar suas últimas homenagens ao líder umbandista. Além disso, orações e rituais característicos da umbanda estão sendo realizados durante o velório.

Trajetória

Nascido em 10 de julho de 1932, no povoado Santo Antônio dos Pretos na zona rural de Codó, no Maranhão, Wilson Nonato de Souza, conhecido popularmente por Bita do Barão, é considerado um dos grandes líderes umbandistas do Brasil. Em algumas entrevistas concedidas, o babalorixá contou que começou a manifestar seus poderes espirituais ainda na infância.

Em 24 de janeiro de 1954, Bita do Barão fundou a Tenda Espírita Rainha Iemanjá no município de Codó, localizado a 290 km de São Luís. O local atrai anualmente maranhenses, brasileiros e estrangeiros, que vão em busca do trabalho do pai de Santo.
O terreiro do ‘Mestre Bita’, como também é conhecido, é um terreiro de Umbanda e Terecô (denominação afro-brasileira típica de Codó), onde são realizados rituais de linha branca e de linha negra, este último com Exu.

Por ser uma criança muita agitada, Wilson Nonato ganhou dos pais o apelido de “Bita”, que na região de Codó quer dizer “bode” ou “cabrita”. Já o “Barão” faz referência ao Barão de Guaré, que é a entidade que o pai de Santo incorpora.

– Publicidade –

Outros destaques