Equipe comandada por Arthur Elias busca de forma inédita o lugar mais alto do pódio
A medalha de ouro do torneio de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 será definida neste sábado (10).
Brasil e Estados Unidos entram em campo no Parque dos Príncipes às 12h (horário de Brasília), com transmissão pela TV Globo, SporTV, CazéTV e Olympics.com.
Em sua terceira final, a Seleção Brasileira busca de forma inédita o lugar mais alto do pódio, que já foi ocupado pelas estadunidenses quatro vezes, em cinco confrontos. Esta será a sexta final das norte-americanas.
A equipe verde e amarela bateu na trave do ouro em Atenas 2004 e em Pequim 2008, sendo superada pela rival de longa data nas duas ocasiões. As brasileiras disputaram o bronze em Atlanta 1996, Sydney 2000 e Rio 2016. Nos Estados Unidos, a Noruega foi a algoz da Amarelinha, na Austrália, a Alemanha, e em solo brasileiro, o Canadá.
Após quase não se classificar na fase de grupos, a equipe comandada por Arthur Elias cresceu na fase decisiva da competição. Nas quartas, eliminou as donas da casa por 1 a 0, e na semifinal, bateu a Espanha por 4 a 2.
Os Estados Unidos chegam invictos. As americanas venceram todos os jogos da fase de grupos, bateram o Japão por 1 a 0 nas quartas e pelo mesmo placar superaram a Alemanha na semi.
Marta, que ficou de fora das duas últimas partidas por suspensão, estará à disposição do técnico brasileiro, mas a expectativa é de que ela não entre em campo como titular.