sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Caminhada comemora Dia Nacional da Luta Antimanicomial em São Luís

Até a próxima quarta-feira (20), serão realizadas atividades de acolhimento nas unidades dos Caps que integram a rede municipal de saúde.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promove atividades alusivas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial a partir desta segunda-feira (18). Serão realizadas ações específicas nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da capital maranhense.

A programação será iniciada com uma caminhada. A partir das 8h30 a concentração para o início do circuito que percorrerá as principais ruas do Centro, terminando na Praça João Lisboa será  em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite. No percurso serão distribuídos panfletos e feitos esclarecimentos à população sobre o assunto. O objetivo é sensibilizar para as novas condutas recomendadas no tratamento de pessoas portadoras de transtornos mentais, que preconizam a desospitalização em manicômios e a humanização da assistência a esse público.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destacou as mudanças na política pública de saúde mental que vem acontecendo em todo o país. “Esse tipo de assistência está sendo totalmente reformulado, desde a prática médica até a relação com o paciente, e todo o trabalho é feito para garantir o atendimento mais humanizado e promover a inclusão. Aqui em São Luís já adotamos essas práticas, e por recomendação do prefeito Edivaldo, houve uma ampliação nos serviços e na rede de atendimento às pessoas com transtornos mentais”, frisou a secretária.

 

As unidades dos Caps que integram a rede municipal de saúde são: Filipinho, Olho d´Água, Turu e Sacavém.

 

– Publicidade –

Outros destaques