domingo, 21 de julho de 2024

Campanha estadual amplia doação de leite humano e a arrecadação de frascos de coleta

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) encerrou, nesta quarta-feira (14), a campanha estadual de doação de leite humano e de frascos de coleta. Com a ação, foi contabilizado a doação de 5 litros de leite humano e mais de 900 frascos.

A doação de leite humano atingiu 5 litros durante a campanha, contudo, a arrecadação continua com outras ações como coleta nas residências. Para manter os estoques do Banco de Leite da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), seriam necessários 10 litros diários. Hoje são coletados uma média de 7 litros de leite humano. A arrecadação de frascos de coleta, foi considerada um êxito, com a doação de 947 potes.

O incentivo à doação é uma ação estratégica de promoção e apoio ao aleitamento materno. As arrecadações e aumento de estoque de leite, são fundamentais para assistir bebês prematuros ou de baixo peso internados que não podem ser alimentados pelas próprias mães. 

“O aleitamento materno é de extrema importância para o desenvolvimento saudável das crianças, principalmente, os neonatos. Toda puérpera que amamenta pode ser uma doadora de leite humano e de frascos, então esse movimento é muito importante, pois pode salvar vidas”, destacou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.

Distribuição

Os potes arrecadados foram distribuídos entre as quatro instituições que possuem banco de leite humano: a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), a Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), a Maternidade Carmosina Coutinho, de Caxias, e o Hospital Materno Infantil (HUUFMA).

Além dos frascos, as instituições também receberam um certificado de agradecimento. “Hoje é um momento de agradecimento aos parceiros que nos auxiliaram na campanha. Reunimos representas das maternidades da Região Metropolitana para falar como foi a campanha, agradecer e fazer a entrega simbólica dos frascos. É importante que o incentivo e sensibilização permaneça”, disse o coordenador Estadual de Alimentação e Nutrição da SES, Leudimar Soares Filho.

A distribuição dos frascos, ocorreu de acordo com a necessidade de cada instituição, em função do seu porte. A MACMA, instituição que recebeu mais frascos chega a coletar de 140 a 200 litros mensalmente. Além do consumo dos pacientes da própria instituição, a maternidade distribui para o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e Maternidade Benedito Leite, ambos em São Luís.

“As campanhas são muito importantes, pois no período em que elas duram nós conseguimos ampliar o quantitativo. No ano passado, a nossa coleta foi bem expressiva. Então é importante essa sensibilização tanto das lactantes em fase de amamentação como a população, em relação aos frascos”, disse a supervisora do Banco de Leite da MACMA, Iranildes Costa.

A campanha de doação acontece anualmente, nos meses de maio e agosto, como forma sensibilizar a população sobre a importância da doação de leite materno. Para ampliar a arrecadação, a campanha contou com a parceria de maternidades, supermercados, condomínios e faculdades. 

Participaram do encerramento da campanha, a diretora técnica da Maternidade Nossa Senhora da Penha, Bianca Serra; a coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite, Vilma Nogueira; a nutricionista do Banco de Leite do Hospital Materno-Infantil/HUUFMA, Simone Leal; a nutricionista da Superintendência de Assistência à Saúde da SES, Raimunda Moura; o superintendente da Atenção Primária à Saúde (SAPS), Willian Ferreira, e a coordenadora da Força Estadual de Saúde (FESMA), Adriana Mota.

– Publicidade –

Outros destaques