Os foliões, democraticamente, brincaram nos circuitos do “Carnaval de Todos 2017”, e com ou sem fantasia, lotaram os pontos da folia. E, sem descuidar da solidariedade, homens e mulheres contribuíram para o aumento de doadores de sangue em 32,05% e, também, de 30,08% do quantitativo de bolsas coletadas, em relação ao ano anterior, com a campanha Cultura e Solidariedade em nossas veias. Doe sangue”.
Entre os dias 7 e 25 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforçou a rede solidária de doação de sangue, para abastecer os hospitais, sobretudo no período do carnaval, obtendo a participação de 3.765 doadores e, ainda, 2.987 bolsas de sangue coletadas, na capital.
“O gesto solidário dos doadores abasteceu a rede de atendimento de urgência e emergência, possibilitando o atendimento oportuno. E, mais do que isso, a partir de agora, esperamos fidelizar os novos doadores para uma cultura permanente de doação de sangue”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Para a execução da campanha, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) disponibilizou o serviço de coleta externa de sangue em vários pontos da cidade. “O envolvimento dos voluntários, parceiros, associações, igrejas e órgãos públicos foi essencial. O resultado foi o equilíbrio dos estoques de sangue”, explicou a coordenadora do setor de Capacitação de Doadores do Hemomar, Socorro Ferreira.
Assistência em saúde na Passarela
Montado estrategicamente na Passarela do Samba, próximo ao circuito Beira-Mar, o Hospital de Campanha, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ofereceu assistência em saúde nos quatro dias de carnaval. Casos por intoxicação por álcool e outras drogas, aferição de pressão, desmaios, glicemia capilar, taquicardia, bradicardia, cefaleia, hiperêmese, curativos, suturas, consultas em gerais totalizaram 239 atendimentos em 4 dias.
Distribuição de preservativos no carnaval
O Governo do Estado reforçou a prevenção com a distribuição de sete milhões de preservativos, femininos e masculinos, distribuídos no estado, 3 milhões oriundos do Ministério da Saúde (MS), como parte da campanha nacional de prevenção às DST/Aids no período da festividade momesca. Cerca de 53.900 foram destinados às escolas de samba, em São Luís.
Na Região Metropolitana, que contemplou os blocos e escolas dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, disponibilizou 22.600 preservativos, com 21.600 masculinos e mil femininos. “Fortalecer as ações de educação em Saúde para orientações sobre a saúde sexual reprodutiva favorecem atitudes responsáveis e saudáveis, com diferentes abordagens”, disse a superintendente de Atenção Primária em Saúde da SES, Silvia Viana.
Os terminais de embarque e desembarque também participaram da ação preventiva. É o caso do Aeroporto Marechal Cunha Machado, que recebeu para distribuição 14.400 preservativos masculinos e 1.500 femininos, a mesma quantidade distribuída no Terminal Rodoviário de São Luís.
Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará no Facebook e siga também no Instagram e Twitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com