Campeonato Maranhense: confira o raio-x de tudo sobre a competição em 2019


A edição do Campeonato Maranhense de 2019 começa no próximo sábado (19) com a promessa de muita disputa dentro de campo para garantir mais uma taça para a galeria de troféus dos clubes maranhenses.

Além da taça, o Maranhense também garante duas vagas para a Copa do Brasil, uma vaga para a Copa do Nordeste e outra para a Série D, todas em 2020.

O atual campeão Moto Club busca o bicampeonato que não conquista desde 2001 e para isso conta com um elenco renovado e também vê a possibilidade de diminuir ainda mais a diferença no número de troféus para o Sampaio. O Tricolor tem 33 conquistas enquanto o Papão tem 26.

Além desta disputa entre rivais, o Sampaio Corrêa entra no campeonato buscando apagar a péssima impressão que deixou em 2018 quando nem se classificou para as semifinais sendo eliminado ainda na primeira fase.

Empolgado com o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, o Imperatriz aparece como a terceira força e demonstra que pode levar a taça para o Frei Epifânio D’Abadia pela terceira vez em sua história.

O Maranhão Atlético mostrou a sua força ao conquistar o título da Copa FMF e voltar às competições nacionais em 2019 na Série D. O Bode Gregório luta em 2019 para encerrar o jejum de seis anos sem títulos estaduais.

São José e Cordino lutam para se consolidar como forças intermediarias no Maranhão e repetir as boas campanhas dos últimos anos. Em 2017, a Onça foi vice-campeã perdendo a decisão para o Sampaio. Enquanto o Peixe Pedra terminou em 4º lugar em 2018 ficando a frente do próprio Tricolor. O Santa Quitéria é uma incógnita, pois começa como principal candidato ao rebaixamento, mas com um equipe mais humilde pode se acertar e vir a surpreender.

O Pinheiro conquistou o título da Série B do Campeonato Maranhense e quase surpreende o Maranhão na Copa FMF. A equipe retorna a elite estadual após 25 anos de ausência e chega com expectativas altas de brigar por uma vaga na semifinal.

Regulamento

Assim como em 2018, os oito clubes participantes se enfrentam entre si em um grupo único em que os quatro melhores se classificam para as semifinais da competição. Ao todo, nesta primeira fase cada time disputa sete partidas.

As semifinais serão disputada em partidas de ida e volta com as equipes com melhores campanhas disputando o segundo jogo em seu campo e tendo também a vantagem de dois resultados iguais no confronto.

A final também será em ida e volta com o time de melhor campanha na soma das duas fases anteriores sem o mandante no segundo jogo e também tem a vantagem de dois resultados iguais no confronto.

Vale ressaltar que no regulamento do Campeonato Maranhense não há o chamado gol qualificado em nenhuma de suas fases.

VEJA COMO CHEGA CADA UMA DAS EQUIPES PARA O CAMPEONATO MARANHENSE

 Moto Club

 Imperatriz

 Maranhão

 

Sampaio

São José

 Cordino

 Santa Quitéria

Pinheiro