segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

SL: ações da Albatroz reduzem criminalidade

Sendo uma tropa especializada e diferenciada na atuação de operações rápidas nas regiões de maior incidência criminal, a Equipe Tática Albatroz, subordinada ao 8º Batalhão da Policia Militar, nasceu com o objetivo de atuar e alcançar locais de difícil acesso, possibilitando uma resposta imediata à ocorrências específicas, dando também mobilidade, rapidez e precisão no atendimento em geral.  

 

A Equipe da Albatroz, juntamente com o policiamento ostensivo do 8º BPM, cobre uma extensão de 78 bairros da capital do Comando de Policiamento Área Metropolitana 1 (CPAM 1), que também intensifica o patrulhamento em operações conjuntas que reduzem a criminalidade nas áreas de atuação.

 

De janeiro a outubro deste ano, a Polícia Militar do Maranhão já apreendeu um total de 500 armas, sendo que destas, 98 foram pelas equipes especializadas do 8º BPM; 292 conduções por variados crimes, além de uma grande quantidade de maconha, crack e cocaína apreendida. O tenente coronel e comandante do 8º BPM, Pedro Ribeiro, pontua que quase 90% das armas são apreendidas pela Equipe Albatroz, “isso mostra a qualidade dessa modalidade de policiamento”, frisou o comandante.     

 

O 8º BPM cobre a zona norte de São Luis, abrangendo o perímetro do São Francisco a Forquilha e desta, ao Araçagi em pronto atendimento as ocorrências nas respectivas áreas. A operacionalidade estratégica de combate à incidência criminosa consiste no desenvolvimento de diversas operações, tais como, “Cerco Total” que integra o Grupo Tático Móvel (GTM) do 1º BPM; a Equipe Raio do 9º BPM e a Equipe Tática Albatroz do 8º BPM.

 

Além desta, existe ainda, a Operação Força total que é deflagrada pelo comando da Força Nacional e pela equipe Tática Albatroz. Segundo Pedro Ribeiro, ações conjuntas com equipes especializadas de outros comandos têm surtido efeito e dado baixa na criminalidade nas regiões de maior índice de violência.

 

O comandante do 8º BPM pontua ainda que, aliado às ações de cunho preventivo, o batalhão integra o Serviço de Inteligência, responsável pela eficiência na identificação de criminosos e bandidos de alta periculosidade, inclusive na apreensão de armas de fogo e no combate ao tráfico de drogas.  

 

Albatroz

 

Criada em 2009, a Equipe Albatroz é uma modalidade de policiamento realizado com motocicletas, sendo dois policiais militares em cada veículo. Com a aquisição das motos, foram criadas duas equipes compostas por trinta policiais, que intercalam os horários para obter maior rendimento no patrulhamento da cidade. O grupo foi implantado em virtude da necessidade de uma nova filosofia de Segurança Pública, capaz de agilizar o atendimento de forma instantânea e, principalmente, reduzir os índices de violência.

 

A equipe foi batizada devido à agilidade e inteligência de uma ave que leva o mesmo nome, onde as características da mesma são imprescindíveis na operação do Batalhão. Os militares que compõe a equipe passaram por treinamentos e cursos de direção de motocicletas com duração de 50h. Os cursos são ministrados por policiais da Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO), dos estados de Goiás e Ceará.

– Publicidade –

Outros destaques