Carlos Brandão se reúne com ministro em Brasília para tratar da Barragem do Pericumã

Colocando-se sempre à disposição do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), órgão responsável pela manutenção da barragem Pericumã, na cidade de Pinheiro, o Governo do Estado segue acompanhando as ações realizadas em torno de suas vistorias e fiscalizações a fim de auxiliar da melhor maneira possível nas ações que serão realizadas na barragem.

A total atenção ao caso tem sido constante desde que, em meados desse mês, com a intensidade e frequência da ocorrência de chuvas, houve o rompimento de cabos das comportas na barragem, o que causou aumento na vazão de água do rio e provocou sérios alagamentos na cidade.

Diante da situação, o Governo do Estado prontamente fez pré-vistorias e, em seguida, acionou o Corpo de Bombeiros para que inspecionasse o local, na última sexta-feira (15). O objetivo foi fazer uma avaliação sobre os atuais problemas na estrutura da barragem Pericumã.

Munido destes últimos resultados e afim de dar celeridade ao processo, o vice-governador Carlos Brandão e os deputados federais que fazem parte da bancada maranhense na Câmara, acompanhado também de deputados estaduais do Maranhão, estará reunido com o ministro Gustavo Canuto, do Ministério do Desenvolvimento Regional, nesta terça-feira (19), para buscar medidas e ações concretas de reparos da barragem em Pericumã, em parceria com o DNOCS e governo federal, responsáveis pelas obras.

Entenda o caso

No último dia 11 de fevereiro, deixou de funcionar a maior parte das portas da comporta, ocasionando a cheia do rio Pericumã, chegando a invadir algumas residências. Ágil nas medidas cautelares, o Governo do Estado prestou todo o suporte que lhe é cabível, desde o primeiro momento, e agora aguarda ações imediatas do governo federal, responsável pela barragem.