O gramado do Estádio Castelão terá que ser adequado à padronização dos campos de futebol por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Atualmente com a metragem de 110 metros de comprimento e 75 metros de largura, o gramado do Castelão perderá 5 metros de comprimento e 7 metros de largura passando a ficar com metragem de 105 por 68 metros, a mesma metragem utilizada nos jogos da Copa do Mundo.
O novo padrão adotado pela CBF é o mesmo de jogos da Copa do Mundo: 105 por 68. A regra permite gramados que tenham entre 90 e 120 metros de comprimento e 45 a 90 metros de largura, sendo retangulares. Para jogos internacionais, a recomendação é mais específica: entre 100 e 110 metros de comprimento e de 64 a 75 metros de largura, a medida é válida a partir deste para os jogos das Séries A e B do Campeonato.
Equipes foram enviadas aos estádios para examinarem a qualidade dos gramados, a confederação chegou a doar máquinas para cortar grama e demarcar as linhas para os estádios mais precários. Além disso, foi realizado um treinamento aos responsáveis pela manutenção dos campos. A CBF investiu cerca de R$ 2,2 milhões e bancou um programa de padronização dos campos em 43 estádios do Brasil.
Entre os 43 gramados analisados no Brasil, apenas um precisou aumentar, o Dilzon Melo, em Varginha,casa do Boa Esporte. Outros 14, incluindo o Maranhão terá que diminuir.