quarta-feira, 23 de junho de 2021

Arraial Live Guará - É hoje!
Centro Cultural Vale Maranhão abre inscrições para nova edição do programa Dança Aqui

Centro Cultural Vale Maranhão abre inscrições para nova edição do programa Dança Aqui

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Nesta segunda (10), o Centro Cultural Vale Maranhão lançou a terceira edição do edital Dança Aqui. No novo formato, artistas residentes em todo o Maranhão podem se inscrever. Os selecionados irão produzir vídeos-dança de até três minutos que ficarão disponíveis nas plataformas da instituição.

Criado inicialmente para o fomento à dança de rua, em 2021 o Dança Aqui aceitará propostas de todas as categorias possíveis. Serão aceitos projetos de estilos como balé, contemporâneo, dança de rua, jazz, cultura popular etc. Ao todo, serão selecionadas 7 propostas, que farão parte de uma mostra realizada pelo CCVM no fim do ano.

Outra novidade é que, além dos artistas da dança, também poderão se inscrever profissionais do setor audiovisual que possuam trabalhos voltados à arte do corpo em movimento. “Ano passado, vimos que o formato de vídeo-dança proporcionou desafios e expandiu a criatividade dos selecionados. Portanto, optamos por aumentar o alcance do edital para todo o estado do Maranhão, para conhecermos mais grupos e oportunizar o desenvolvimento de trabalhos com novas técnicas e linguagens”, conta Calu Zabel, curador de dança do Centro Cultural Vale Maranhão.

O regulamento está disponível no site da instituição (www.ccv-ma.org.br) e as inscrições estão abertas até o dia 15 de junho.

Sobre o Dança Aqui

Lançado em 2019, o Dança Aqui foi criado para receber, nos espaços do CCVM, grupos de dança de rua de São Luís que não possuíam local próprio de ensaio. Durante quatro meses, os grupos realizaram as atividades nas salas da instituição, além de participarem de oficinas e workshops com artistas de dança reconhecidos nacionalmente. Ao fim do período de residência artística, os bailarinos apresentaram o resultado das criações na Mostra Dança Aqui, dentro do Festival Kebrada. Em 2020, por conta da pandemia de COVID-19, o programa se adaptou à nova realidade de distanciamento e atividades virtuais, com a proposta de criação de vídeos sobre as histórias e as danças dos grupos, fortalecendo a conexão entre as linguagens dança e audiovisual. As peças fílmicas foram exibidas no canal do CCVM no Youtube e nas redes sociais da instituição no começo do ano.

– Publicidade –

Outros destaques