quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Centro de Referência em Neurodesenvolvimento (Ninar) é referência nacional

Há três meses crianças com doenças neurológicas, incluindo a microcefalia, ganharam uma esperança de reabilitação com equipe multiprofissional em um espaço moderno e tecnologicamente estruturado. O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), inaugurado em abril, já contabiliza mais de 5 mil atendimentos, entre consultas, exames e procedimentos realizados. Atendendo à capital e interior do Estado, a unidade é considerada referência nacional pela estrutura e nível de atendimento disponibilizado às crianças. 

A constatação, feita durante congresso de medicina no Rio de Janeiro, coloca o Maranhão entre os primeiros do Brasil no tratamento especializado às doenças neurológicas infantis.  O diretor-geral do Ninar, o pediatra Cláudio de Rezende Araújo, destacou que durante o congresso, o trabalho desenvolvido no hospital recebeu todas as honras da classe médica especializada. “Quando apresentei o modelo, eles ficaram encantados e surpresos pelo Estado possuir uma unidade deste porte, com os equipamentos de última tecnologia e o volume de atendimentos. É realmente um hospital completo para a reabilitação neurológica infantil”, disse Cláudio Araújo. 

Além dos atendimentos e procedimentos médicos, o Ninar se destaca como sede de estudos e pesquisas. A partir de convênio firmado m universidades maranhenses e a Universidade Mackenzie, de São Paulo, o Ninar disponibiliza informações para realização de pesquisas. Os primeiros trabalhos já estão em andamento e têm como objetivo atualizar os conhecimentos e chegar a mais informações sobre estas doenças. “Com essa gama de informações pretendemos que se chegue a um tratamento mais específico sobre as doenças neurológicas infantis, especialmente, a microcefalia”, disse o diretor-geral. 

A unidade desenvolve o Programa Ninar – Bolsa Pequeno Maranhense, que estimula o pré-natal na atenção básica com as maternidades de referências. Entre os serviços estão orientações sobre gestação, parto e pós-parto para mulheres durante o período de gravidez; emissão de cartão para consultas pré-natal; e distribuição de kit com materiais para os primeiros cuidados com os recém-nascidos. O Ninar é destaque ainda como espaço de formação profissional neste ramo da medicina. Os cursos de formação serão voltados para profissionais que vão atuar no interior do Estado, suprindo assim a demanda de médicos desta especialidade nestes municípios. 

Quem trabalha na unidade reconhece o diferencial que representa um espaço adequado e equipado para as crianças com doenças neurológicas. “O Brasil é carente de centros especializados em doenças neurológicas e, com a vinda do Zika vírus, a situação agravou muito. A iniciativa do Governo do Estado demonstra a preocupação no cuidar de todas as crianças e um alento para os pais, que não estão mais sozinhos nessa luta”, avaliou a neuropediatra, Patrícia Souza. 

Quem utiliza os serviços também reconhece a importância do hospital. “Não tenho como explicar o que sinto quando percebo a melhora, mesmo em pequenos detalhes. Fazendo o tratamento aqui, meu filho evoluiu bastante”, disse a dona de casa Maria de Fátima Rodrigues. Ela é mãe do Cauê, de 10 meses e uma vez por semana vem de Humberto Campos para o tratamento.  Rosenir Santos, de 34 anos, de Passagem Franca, contou da alegria em ver a filha Camila, de 11 meses, melhorando. “O trabalho das fisioterapeutas ajudou minha filha a começar a sentar e mexer as perninhas. Antes ela não conseguia se equilibrar. Tenho fé em Deus e acredito na equipe do Centro”, disse. 

Estrutura 

Dotada de tecnologia, o Ninar possui modernos equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento destas doenças. Reforçando a lista de equipamentos, a unidade adquiriu um tomógrafo específico para exames infantis e que vai possibilitar a melhor detecção das doenças. “Com esse aparelho nosso atendimento será mais qualificado. Vamos poder dizer qual o tipo e nível da lesão, garantindo o melhor e mais preciso diagnóstico”, ressaltou o diretor-geral da unidade, Cláudio Araújo.

Na equipe de médicos são mais de 35 profissionais especializados na área. A unidade oferece tratamento especializado às crianças de zero a 13 anos em doenças neurológicas como microcefalia, macrocefalia, hidrocefalia, síndrome de Down, paralisias cerebrais, entre outras. 

O Ninar funciona em área do Complexo Médico Hospital Juvêncio Matos, no Centro. As consultas na unidade são marcadas das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, por meio dos contatos (98) 3232-6635 e 3232-6566 – que também aceitam ligações a cobrar.

– Publicidade –

Outros destaques