segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Chá verde ajuda a driblar os quilinhos de fim de ano

Com tantas festas de fim de ano é difícil fugir dos alimentos gordurosos e calóricos. Mas saiba que é possível driblar os alimentos vilões da saúde e evitar os quilinhos extras. A nutricionista Fernanda Neves listou algumas dicas importantes.

 

Tomar bastante chá verde durante o dia ajuda reduzir a gordura?  

Sim. A especialista explica que o chá verde tem propriedades químicas que auxiliam na redução de gordura. Sua composição química favorece o processo de “eliminação de gordura” por dois mecanismos principais: o de aumentar a termogênese corporal, já que possui a propriedade de aumentar a gasto energético diário; e também o de estimular bioquimicamente a via metabólica responsável pela degradação do tecido adiposo.

 

Comer alimentos light à vontade podem me trazer algum problema?  

— Esses produtos alimentícios não podem ser consumidos à vontade, essencialmente porque são produtos “industrializados” e contemplam em sua composição, além de nutrientes, muitos aditivos e conservantes químicos prejudiciais à saúde. Isso não significa que, por serem reduzidos no teor de determinado nutriente, seu consumo seja saudável e passe a ser livre.

 

Qual tipo de carne é menos gordurosa?   

A carne branca  é a mais aconselhada por ser pobre em gordura saturada. O peixe é uma carne com baixo teor de gordura, com tipo predominante é a polinsaturada e grande destaque para as gorduras do tipo ômega 3, presentes em peixes como sardinha, salmão (não de cativeiro), arenque e atum. Estudos mostram ser um nutriente anti-inflamatório que auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares, na diminuição dos triglicerídeos e colesterol e até mesmo na obesidade. 

— Se for consumir carne bovina, prefira peças como alcatra, filet mignon, coxão mole, coxão duro e patinho e evite bisteca, costela, picanha e miúdos como coração e fígado. Se for consumir carne de porco, evite bacon, paio e toucinho, ricos em gordura saturada, assim como embutidos (salame, linguiça…) e frios (presunto, mortadela…). Dê preferência ao lombo suíno.

 

Trocar leite integral pelo desnatado prejudica a saúde?

Fernanda explica que a substituição de laticínios integrais por aqueles com reduzido teor de gordura implica na diminuição do consumo de gorduras saturadas, o que é muito positivo. Pois, segundo ela, a gordura saturada é prejudicial à saúde.

— A redução do consumo deste tipo de gordura é essencial não apenas para aqueles que precisam emagrecer, mas para prevenção de todas doenças crônicas não transmissíveis.

 

Há algum alimento ou bebida que acelere a queima de gordura ou auxilie neste processo?  

Fernanda aponta que os alimentos termogênicos ajudam a acelerar a perda de peso, pois apresentam um maior nível de dificuldade de ser digeridos pelo organismo, o que demanda maior gasto calórico para digestão.

Segundo ela, são alimentos termogênicos: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, gorduras vegetais e de coco.

– Publicidade –

Outros destaques