quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Cinema italiano em foco

A Itália tem promovido, neste mês de novembro (2022), duas excelentes oportunidades para quem gosta de conhecer experiências, hábitos, cultura de povos de nações distintas.

Sob a coordenação de seu Ministério das Relações Exteriores foi realizada a Semana da Cozinha Italiana, simultaneamente em todo lugar no mundo onde a representação italiana se faz presente, propiciando às suas comunidades fora da península apenínica – e às que as receberam nos países para onde emigraram – saborear a culinária da terra da pizza.

Não se reduziu à divulgação da culinária. Neste mesmo mês, por iniciativa da Embaixada da Itália no Brasil e da Câmara de Comércio Italiana em São Paulo, está sendo promovido o primeiro Festival de Cinema Italiano no Brasil. Antes apresentado apenas em São Paulo, o Festival, neste ano, foi ampliado para diversas cidades no País.

Iniciado dia 3 (11/2022), em São Paulo, com “I fratelli De Filippo”, de Sergio Rubini, festejado dramaturgo italiano do século XX, o Festival concretizou-se graças ao empenho da Embaixada e da Câmara de Comércio, bem como ao patrocínio, apoio e colaboração de empresas e instituições, da rede diplomático-consular e do Sistema Itália no Brasil (embaixada, consulados, câmaras de comércio, comitês e associações italianas no Brasil).

Na abertura do Festival, o Embaixador Francesco Azzarello anunciou: “Durante um mês, o cinema italiano chegará, gratuitamente, às casas de milhões de brasileiros, espalhados por um imenso território, graças a uma plataforma digital específica. Além disso, haverá projeções em 50 salas de cinema em 39 cidades, incluindo a capital federal Brasília.” Destacou o ensejo de ver-se, “excepcionalmente, o filme italiano indicado para o Oscar 2023, ‘Nostalgia’ de Mario Martone.” E agradeceu “ao Presidente da Câmara de Comércio Italiana, Graziano Messana, e seus colaboradores, por esta conquista tão importante”.

No site do Festival, que se estenderá até o dia 4 de dezembro (2022) – https://festivalcinemaitaliano.com – estão disponíveis, gratuitamente, 32 longas-metragens. Divididos em duas categorias – Inéditos e Musas retrospectivas do Cinema Italiano -, os filmes do festival estão concorrendo ao “Prêmio Pirelli de Cinema Italiano”, a ser conquistado pelo que tiver maior assistência.

São Luís do Maranhão foi incluída tanto na programação gastronômica – já realizada com a adesão de restaurantes locais – como na do Festival de Cinema. Para tanto há de se reconhecer a dinâmica e competente atuação de Francesco Cerrato, Cônsul Honorário da Itália no Maranhão.

Antes de assumir a representação consular de sua terra aqui no Brasil, Cerrato já vinha interagindo na comunidade ludovicense, facilitado por suas qualidades pessoais de cordialidade, educação e cultura, e apoio de Mario Cella, ícone da comunidade italiana no Maranhão. Afinados, ambos têm feito um trabalho de revigoramento das atividades de congraçamento e interação da comunidade italiana no Maranhão, especialmente em São Luís.

Gina Lolobrigida

Com Cerrato renasceu o Círcolo d´Itália, agora sob a direção de Mônica de DeLucca, e fundou-se o Comitê Dante Alighieri, elegendo-se a professora Isabella Pearce sua primeira presidente, e para cuja fundação foi decisiva a atuação de Luisa Faldini, Luca Palmieri e membros da comunidade italiana.
No primeiro dia do Festival em São Luís (28/11/2022), que está acontecendo no Teatro Napoleão Ewerton, do SESC, na Avenida dos Holandeses, no bairro do Calhau, foram exibidos Toilet (de Gabriele Pignotta), Pane, Amore e Fantasia (clássico de Luigi Comencini, de 1953, com Vittorio de Sica e Gina Lollobrigida) e Siccità (de Paolo Virzi).

Siccità (Seca) retrata o drama de diversos personagens no cotidiano de uma Roma projetada num cenário de colapso por falta de água em suas reservas e prolongada ausência de chuvas. Pelo tema, a professora Isabella Pearce, que recentemente lançou alentado livro sobre desenvolvimento sustentável, dispôs-se a debater o tema do filme com a plateia.

A programação de ontem (29/11/2022) teve Água e Anis (15h00), O conformista (17h00) e A Sombra do dia (19h00); a de hoje, (30/11/2022), Carrossel (15h00), Ciúme à Italiana (17h00) e Os Irmãos De Fillippo (19h00).

Parabéns à iniciativa da Itália e ao empenho de seu embaixador no Brasil, Francesco Azzarello, ao Presidente da Câmara de Comércio Italiana, Graziano Messana, ao cônsul honorário da Itália no Maranhão, Francesco Cerrato, e a todos aqueles que estão propiciando esse notável painel sobre a cultura italiana.

– Publicidade –

Outras publicações