Todos os ritmos juninos ecoam na capital maranhense a partir da próxima quarta-feira (14), quando a cidade passa oficialmente a respirar festa com a programação do São João de Todos. Grupos de tambor de crioula, bumba-boi, danças folclóricas, companhias de ritmos e shows de artistas locais e nacionais abrilhantam os 19 dias da celebração que melhor representa a cultura local. A sede do Ipem (Donato Alves), Parque Folclórico da Vila Palmeira (Humberto de Maracanã) e as praças Nauro Machado (Mestre Marcelino) e Maria Aragão integram o circuito oficial do festejo, que terá apresentações de 14 de junho a 2 de julho.
Entre as centenas de atrações da programação junina oficial, destaque para as apresentações dos tradicionais grupos de bumba boi, uma das brincadeiras mais apreciadas pelo maranhense e que também atrai milhares de turistas nessa época. Nomes reconhecidos da música local se somam às atrações nacionais. Estão previstos cinco grandes nomes do cenário, entre estes, a paraibana Elba Ramalho e o pernambucano Geraldo Azevedo, que animam a festa no Arraial Maria Aragão, dia 18 de junho, a partir das 17h, com os maranhenses César Teixeira e Flávia Bittencourt. Ainda na programação do projeto, apresentação do Boi da Maioba, grupos de tambor de crioula e cacuriá.
No circuito de arraiais de bairro, contam com o apoio do Estado: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho. O Governo apoia, ainda, as tradicionais festas, como os encontros de grupos de Bumba Meu Boi da Capela de São Pedro (29), na Madre Deus, e o festejo de São Marçal (30), no bairro do João Paulo. O Festival de Zabumbas e o Encontro de Miolos de Boi, também foram contemplados com o apoio. Para consultar todas as atrações da grande festa junina do Maranhão, basta acessar o site ma.gov.br/saojoaodetodos.
Festejo antecipado
As apresentações prévias do São João de Todos foram iniciadas dia 1° de junho, no Canto da Cultura, Centro Histórico e Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia; além de alguns bairros na capital. Diversos grupos folclóricos ocuparam o Canto da Cultura – encontro das Ruas Portugal e da Estrela – para apresentações, a partir das 18h às quintas-feiras, e 19h às sextas-feiras. Aos domingos, as atrações continuaram no Espigão da Ponta d’Areia. A programação das prévias segue até este domingo (11).