Com reforma, Hospital da Criança descentraliza atendimento

A reestruturação dos serviços da rede de saúde municipal dedica especial atenção à assistência prestada à criança. A Prefeitura executa uma grande obra no Hospital Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança).

Devido ao transtorno causado pelas obras, o atendimento ambulatorial será descentralizado para outras unidades da rede municipal, sem prejuízos na assistência à população. Com essa reestruturação, a partir de setembro, o Hospital da Criança ficará atendendo os casos de urgência e emergência pediátrica e as unidades de cuidados imediatos (UCI), enquanto durarem as obras.

As equipes da urgência serão reforçadas. Situada na Avenida dos Franceses, na Alemanha, a unidade é referência em pediatria clínica ambulatorial e de urgência e emergência e está sendo totalmente reformada e ampliada para aumentar sua capacidade de atendimento e oferecer mais conforto às crianças.

Atualmente, o Hospital da Criança realiza cerca de 9 mil atendimentos mensais de média complexidade, entre consultas e procedimentos ambulatoriais, urgências e emergências e internações.

A reforma vai permitir a inauguração de novos serviços como um centro cirúrgico com quatro salas de grande porte que será construído para a realização de cirurgias. Outra novidade será a construção de uma Unidade de Terapia Intensiva com 11 leitos. “”Com essa reforma, as crianças vão poder contar com uma nova estrutura em assistência de saúde e um atendimento qualificado e humanizado que representa muito no compromisso da Prefeitura de São Luís em realizar a promoção da saúde infantil”, afirma a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.

Os pacientes que têm idades entre 28 dias e 13 anos incompletos vão poder usufruir também de equipamentos modernos para a realização de exames especializados de ultrassom e tomografia computadorizada, serviços inéditos na unidade e que serão essenciais para o rápido diagnóstico.

Após a reforma, a Prefeitura vai entregar à população um Hospital da Criança totalmente novo, com mais 25 enfermarias, que com as oito existentes atualmente, vão totalizar 178 leitos de internação. Além disso, a unidade continuará funcionando 24 horas e oferecendo atendimentos ambulatoriais e de urgência, consultas especializadas em neuropediatria, dermatologia e cardiologia pediátricas e gastropediatria, entre outras. O Hospital da Criança tem ainda serviços de odontologia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, psicopedagogia e imunização.