terça-feira, 28 de junho de 2022

G10 Editora

“É comum detentos subirem no telhado”

Foi o que disse o comandante da PM Zanoni Porto, durante anúncio de Marcos Affonso na Sejap. Foi confirmado também que 13 detentos fugiram do Presídio SLZ I

 

Na tarde desta quarta-feira em coletiva na Secretaria de Segurança o secretário, Marcos Affonso, informou que por tempo indeterminado vai acumular a pasta da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária, após a exoneração de Sebastião Uchoa.

Durante a coletiva que reuniu representantes da Polícia Civil e Militar, o comandante geral da PM , Cel.Zanoni Porto, declarou que é comum detentos subirem em cima do telhado durante rebeliões, “no Brasil é comum os detentos subirem no telhado durante rebeliões, o que aconteceu aqui acontece em qualquer outro presídio do Brasil”.

 

Nota da Sejap

 

O secretário de Estado de Segurança Pública e de Justiça e Administração Penitenciária(interino), Marcos Affonso Junior, e o comandante geral da Polícia Militar,coronel Zanoni Porto, falaram à imprensa, na tarde desta quarta-feira (17),sobre as providências que o Governo do Estado do Maranhão está tomando em relação ao sistema penitenciário do Maranhão.

?”Eu fui convocado pela governadora Roseana Sarney para assumir a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária, após a saída do secretário Sebastião Uchôa. Já estamos tomando todas as providências e medidas necessárias para restabelecer anormalidade?”, disse o secretário.

Marcos Affonso confirmou que a fuga de 13 presos, na manhã desta quarta-feira (17), do Presídio São Luís I (PSL I). “Quanto à tentativa de fuga da Casa de Detenção (Cadet), os presos que pularam o muro foram todos contidos e a evasão evitada”.

O secretário afirmou que todas as providências estão sendo tomadas para o retorno da normalidade eque a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) está trabalhando conjuntamente com as polícias Civil e Militar no sentido de concentrar forças para maximizar as ações.

Entre as medidas,Marcos Affonso ressaltou o início do processo de transferência de presos da Penitenciária de Pedrinhas para o novo presídio São Luís, localizado na comunidade de Muruaí, na zona rural de São Luís. ?”Não detalhamos números,nem datas por questão de segurança (…) Essas transferências, segundo temos informações,estão promovendo as movimentações estranhas nos presídios?”, afirmou.

O Presídio São Luís III é uma nova unidade que dispõe de 479 vagas. Ele detalhou, ainda, que serão abertas mais 737 vagas até o fim deste ano com a entrega do Presídio de Coroatá, que já está pronto; e dos Presídios de Timon e Imperatriz, cujas obras estão em fase de conclusão.

Ao final, o secretário informou que o Comitê de Gestão Integrada, composto por representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, se reunirá nesta quinta-feira (18), às 15h, no Palácio dos Leões.

– Publicidade –

Outros destaques