sábado, 16 novembro, 2019
Início Manchete Começa a obra emergencial de reforma do Terminal da Praia Grande

Começa a obra emergencial de reforma do Terminal da Praia Grande

No início da noite da última sexta-feira (25), uma decisão liminar da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Capital determinou o início das obras de recuperação do Terminal da Praia Grande em até 24h.

Na manhã deste sábado (26) foram iniciadas as obras de reforma no terminal. Os operários retiraram o telhado e prepararam o canteiro de obras.

Apesar de não ter determinado uma data, o juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas de Melo Martins, exigiu que tudo estivesse pronto até o início do período chuvoso. As fiscalizações devem ser feitas semanalmente para assegurar o andamento da obra.

De acordo com o laudo emitido pela Defesa Civil e Corpos de Bombeiros, as plataformas 3 e 4 serão reformadas primeiro porque apresentaram risco maior aos usuários.

Ao contrário do que foi solicitado pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), o local não será interditado totalmente. Segundo o juiz, a interdição total causaria um caos total no sistema de transporte coletivo e quebraria o orçamento familiar das pessoas que precisariam pagar duas passagens.

Na decisão liminar, o juiz também determinou que o Consórcio Taguatur Ratrans/Consórcio Central será o responsável por realizar as obras de recuperação do terminal. Antes, o Consórcio pedia a participação da Prefeitura de São Luís pela necessidade de construir um novo terminal, em vez de apenas reformar.

Além das plataformas 3 e 4, que já estão sendo reformadas, um laudo elaborado por um perito escolhido pela Justiça já constatou graves problemas estruturais em todo o terminal, como corrosão das armaduras, fissuras e trincas, assim como o desplacamento do concreto.

Em relação às plataformas 1 e 2, a perícia indicou a realização imediata de reforço estrutural paralelo à estrutura pré-moldada (pilares e vigas calhas) existente para que se possa garantir, por um prazo de 6 (seis) a 8 (meses), a utilização dessa plataforma, já que se aproxima o período chuvoso.

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Casal morre em colisão de moto e ônibus na Estrada da Raposa

Duas pessoas morreram em um acidente ocorrido na manhã deste sábado (16), na Avenida dos Holandeses, na trecho conhecido como Estrada do Araçagy, no...
- Publicidade -